A terceira turma do projeto “Fazeres Espelhados” da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp apresentou na tarde desta sexta-feira (27) o resultado da oficina de gravura e desenho, coordenada pela artista plástica Alzira Ballestero. As técnicas ensinadas foram desenho à lápis, nanquim comm papel mata-borrão e xilogravura e gravura em isopor, técnica considerada difícil para principiantes. Os resultados dos alunos, entretanto, surpreenderam a professora.
“Minha proposta foi o desenho contemporâneo para desenvolver o potencial criativo do aluno. Isto é bem diferente do que vir com um desenho pronto e ditar regras. A maioria dos desenhos são próprios e conceituais. Surpreendeu-me os resultados”, disse Alzira.
Erivan Olinda Ribeiro, funcionária do Laboratório de Epidemiologia da FCM, gosta de artesanato, mas nunca tinha se envolvido com pintura. Ela se inscreveu no curso para aprender as técnicas. Mesmo não sendo uma aluna assídua, como ela mesma disse, aprendeu a técnica do desenho livro e conseguiu fazer xilogravura. “Eu era um fracasso em desenho”, revelou.
A funcionária do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp, Isabel Cristina Zeferino, disse que mesmo quando não estava bem de saúde, só de pensar que vinha para o curso já lhe dava ânimo para trabalhar. “Nós não vivemos sem arte. Ela está inserida em todo nosso cotidiano, porém as pessoas não dão conta disso. Esse contato com a arte faz bem”, relatou.
Segundo Alzira, o desenho não tem o destaque colorido da pintura e isto nem sempre atrai o interesse das pessoas leigas. Durante anos, ele foi considerado suporte para as outras técnicas artísticas. “Entretanto, hoje, ele visto como arte em si”, reforçou a artista.
A próxima oficina é de patchwork. A professora é Maria de Jesus Lissoni Carnevale. As aulas começam nesta segunda-feira (31) de julho. Elas acontecem duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, no horário das 12 às 14 horas, no saguão do auditório ou do anfiteatro 1 da FCM. As vagas já foram completadas. Todo material é fornecido pela faculdade.
O projeto “Fazeres Espelhados” foi aprovado pelo edital 01/2012 dentro das diretrizes do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) atendendo as modalidades proposta pelo Planes Unicamp de promover melhoria do ambiente profissional e qualidade de vida por meio de atividades motivacionais, culturais e de integração corporativa.
Idealizado pela área de Apoio Didático, Científico e Computacional, Recursos Humanos, Núcleo de Tecnologia da Informação, Câmara de Pesquisa e Assessoria de Relações Públicas da FCM, o projeto visa motivar e valorizar o lado artístico dos funcionários da faculdade por meio de artesanato, pintura, patchwork, desenho, gravura e fotografia.
No final do projeto, todos os trabalhos serão apresentados na feira Talentos da FCM, que acontece no mês de dezembro no Espaço das Artes da FCM.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp
Fotos: Emilton Barbosa - CADCC-FCM/Unicamp