Docentes e médicos contratados nos últimos três anos pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foram recepcionados na manhã de sexta-feira (4) pelos coordenadores e funcionários do curso de graduação em Medicina e pelo diretor da faculdade, Mario José Abdalla Saad. A recepção aconteceu no Espaço das Artes da FCM, onde foi servido um café da manhã para todos. Após, eles seguiram até as arenas do prédio Habilidades, na Legolândia, e retornaram à secretaria do curso de Medicina, para conhecerem o espaço administrativo. Todos receberam também o manual “O médico que formamos”.
“Imagina-se que quando um professor chega à FCM ele saiba como a instituição funciona. Mas nem sempre é assim. Com esse acolhimento, queremos aproximar os docentes da Comissão de Ensino e mostrar como são o curso, as disciplinas e a estrutura que temos” explicou Wilson Nadruz Jr., coordenador do curso de graduação em Medicina da FCM.
“Passamos anos no mesmo lugar e às vezes não conhecemos as pessoas que estão trabalhando conosco ombro a ombro. Esperamos que os novos professores e médicos contratados venham à graduação com demandas e sugestões, só assim teremos a melhoria continua do curso”, disse Li Li Min, coordenador associado do curso de graduação em Medicina da FCM e principal idealizador do evento.
Na opinião de Mario Saad, diretor da FCM, uma das coisas mais marcantes deve ser a contratação de um professor para a instituição. Uma universidade de ponta deve gerar conhecimento e é isso que a sociedade espera da Unicamp. Normalmente, isso é montado em cima do tripé ensino, pesquisa e extensão, mas esse processo não é dissociado e nenhum das áreas deve competir com a outra.
“A pesquisa ajuda a ser um docente melhor, mas temos que nos dedicar ao máximo e de maneira criativa ao ensino de graduação e de residência médica, dentro das grandes áreas do conhecimento e inseridos no sistema de saúde. Nossa função primordial é formar pessoas. Podemos valorizar o docente de diferentes maneiras. Vocês devem ser liderança em suas áreas de atuação. O futuro da faculdade está nisso”, disse Saad.
Texto: Edimilson Montalti - ARP- FCM/Unicamp
Fotos: Marcelo Oliveira - CADCC-FCM/Unicamp