O trabalho Campanha de Câncer de Intestino Grosso (CCR) desenvolvido em parceria entre o Gastrocentro e Cecom foi o grande vencedor do Prêmio Profissionais da Carreira Paepe de 2014. A campanha recebeu amplo apoio da Reitoria tanto da gestão anterior, do professor Fernando Ferreira Costa, quanto da atual gestão, do professor José Tadeu Jorge. A cerimônia de premiação aconteceu no Ginásio da Unicamp e reuniu autoridades, funcionários e representantes dos 187 projetos inscritos no prêmio Paepe. Outro trabalho desenvolvido pelo Gastrocentro que ficou entre os 41 melhores da Unicamp na categoria unidade foi e-Prontuário - Banco de dados eletrônico de pacientes do Gastrocentro.
Para Nelson Andreollo, coordenador geral do Gastrocentro, os dois trabalhos são muito importantes. “O primeiro é uma iniciativa do professor Claudio Coy, ex-coordenador do Gastrocentro, quanto à prevenção de tumores de intestino grosso e presta um serviço muito significativo à toda Universidade. Esse trabalho, inclusive, já foi premiado durante o Congresso Brasileiro de Proctologia. Quanto ao segundo trabalho, do funcionário Luciano Ferreti, fico muito contente e orgulhoso em ver a dedicação e preocupação em produzir algo a mais para a comunidade universitária”, disse Andreollo que ainda parabenizou toda a equipe pelo reconhecimento alcançado.
Sobre os trabalhos:
O trabalho Campanha de Câncer de Intestino Grosso (CCR) contou com um grupo de 20 profissionais e destinou-se a estabelecer uma campanha de prevenção do câncer Colorretal dirigida aos funcionários, docentes e alunos com idade igual ou superior a 50 anos. Em 2014, segundo estimativa do Instituto Nacional do Cancer (INCA), o câncer colorretal é o segundo mais frequente entre os homens e mulheres. O aumento do número de casos pode ser explicado por maior exposição a fatores de risco, como consumo de carne vermelha, sedentarismo, tabagismo e obesidade. A prevenção é eficaz e pode reduzir a mortalidade em até 60 %. (Veja mais sobre a campanha.)
A pesquisa e-Prontuário - Banco de dados eletrônico de pacientes do Gastrocentro tem como objetivo facilitar e agilizar o trabalho dos profissionais do ambulatório do Gastrocentro no preenchimento de receituários. Houve uma necessidade de desenvolver de uma ferramenta que aperfeiçoasse esse preenchimento e ao mesmo tempo o padronizasse. Foi desenvolvida uma ferramenta e após alguns testes foi observado que outros formulários poderiam ter seus preenchimentos, otimizados e gerados por ela.
O Prêmio Paepe foi criado em 2011 pela reitoria para reconhecer a contribuição dos funcionários à universidade. Confira mais sobre esses e outros projetos premiados.
Veja também:
Unicamp inicia campanha inédita de prevenção do câncer de intestino grosso
Texto: Matheus Martinelli