Fonoaudiologia descerra mural de fotos da 9ª Turma

A importância do relacionamento interpessoal foi destaque durante o descerramento do mural de fotos da 9ª turma do curso de graduação em Fonoaudiologia da Unicamp, realizado na manhã desta quarta-feira (11), na Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A cerimônia aconteceu depois da tradicional Aula da Saudade, quando os estudantes relembraram os momentos que marcaram a passagem pelo curso.

Dirigindo votos de felicidade e sucesso na carreira profissional aos formandos, a coordenadora do curso, Maria Francisca Colella dos Santos, pediu a vigilância constante da ética e das relações interpessoais. “O conhecimento nós conseguimos buscar, de uma forma ou de outra, mas essa relação interpessoal é o que nos permite conquistar algumas coisas. Sabemos o quanto isso é importante para os nossos pacientes, colegas de trabalho, familiares e amigos”, disse.

“As relações interpessoais são muito importantes para os profissionais que atuam na área da saúde porque envolve desde crianças a adultos, jovens e idosos, em diferentes momentos da vida, muitos destes, de sofrimento. Durante esse período de convivência na universidade vocês também cresceram pessoalmente. Espero que possam levar para a vida profissional, com muito sucesso, toda essa aprendizagem adquirida do ponto de vista pessoal”, acrescentou a professora Rita de Cássia Letto Montilha, chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação.

“Sabemos que essa etapa de quatro anos foi um período de muita batalha e estudo, com momentos iniciais de medo e insegurança no atendimento, entretanto, também percebemos que este foi um período de muita alegria, de união e de muito crescimento”, disse a professora Angélica Bronzatto de Paiva e Silva, coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O.S. Porto” (CEPRE). Angélica valorizou a opção dos formandos pela fonoaudiologia, que além de responsabilidade técnica, também requer de seus profissionais, responsabilidade humanitária no cuidado com o outro.

“Frequentar uma boa universidade, em cursos presenciais, traz uma experiência de vida incomparável”, disse a diretora-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, atribuindo tal crescimento à convivência diária dos estudantes com uma infraestrutura universitária de qualidade, e a capacidade, competência e experiência do corpo docente. "O mural é a primeira de muitas comemorações. Espero que um dia um estudante possa encontrar aqui a foto de seu professor, da mesma maneira como eu também encontrei muitos dos meus professores, quando estes ainda eram internos", finalizou.