FCM recepciona novos médicos-residentes e aprimorandos

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recepcionou na manhã desta quinta-feira 227 novos médicos-residentes e 114 alunos dos programas de Aprimoramento. A recepção ocorreu simultaneamente no Salão Nobre e auditório da faculdade e contou com a participação de orientadores, coordenadores da área da saúde e palestrantes convidados.

Participaram do processo seletivo da Residência Médica 1.889 candidatos inscritos para os 60 programas oferecidos pela faculdade. O mais concorrido foi Radiologia com 18,14 candidatos-vaga. Hélio Zen, prestou para a área de anestesia e disse que a avaliação foi multifatorial – valia tanto o conhecimento teórico, quanto o cognitivo e prático. “Este processo aborda várias interfaces da formação do médico e é muito rico”, disse o candidato formado pela FCM da Unicamp.

A diretora-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, disse que uma boa escola médica propicia uma boa residência e o filtro pelo qual os novos médicos-residentes passaram foi um dos mais rigorosos. “Aproveitem com responsabilidade o convívio diário e levem o que aprenderem para o resto da vida de vocês, no julgamento das decisões que terão que tomar como médicos”, disse Rosa Inês.

No Aprimoramento, 632 inscritos disputaram 134 vagas para os 55 cursos oferecidos. Os cursos mais concorridos foram: administração em unidades de alimentação hospitalar com 63 candidatos para uma vaga; nutrição em doenças crônicas em atendimento ambulatorial, com 30 candidatos para uma vaga e fisioterapia aplicada à ortopedia e traumatologia, com 25,5 candidatos para cada uma das quatro vagas oferecidas.

Os cursos são administrados pela Fundação de Apoio Administrativo do Estado de São Paulo (Fundap) que oferece bolsas de estudo. O evento de boas-vindas marcou também a despedida da turma de 2012 que encerra os estudos, apresentando os trabalhos de conclusão do curso. Os 11 melhores trabalhos serão publicados no Boletim da FCM.

 “Um ano de vivência nesse programa de aprimoramento vai trazer, com certeza, uma nova visão das possibilidades de atuação profissional. E profissionais bem formados trazem melhoria nos serviços prestados para a população na área da saúde”, disse Mari Shirabayashi, representante da Fundap.

A seleção dos alunos para os cursos de Aprimoramento é realizada através de processo seletivo que ocorre entre setembro a novembro de cada ano na FCM. A coordenação do Aprimoramento é da professora Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima. A duração dos cursos é de doze meses, exceto para o programa de Física Médica Aplicada à Radioterapia, que é de 24 meses. Os cursos têm início em março e terminam no último dia de fevereiro do ano seguinte. A carga horária consiste em 40 horas semanais. Das 1.920 horas do curso, cerca de 20% são destinadas a atividades teóricas. As demais horas são destinadas às atividades práticas.

Texto e fotos: Edimilson Montalti – ARP-FCM/Unicamp