No dia 13 de maio (terça-feira), às 11 horas, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, por intermédio de seu Escritório de Internacionalização (ERI) e projeto Pró-Ensino-Capes (2036/2010), irá receber as visitas de Nuno Sousa, Jorge Pedrosa e Ana Salgueira, respectivamente, diretor, vice-diretor e psicóloga do curso de Medicina da Escola de Ciências da Saúde, da Universidade do Minho, de Portugal. Na ocasião, os catedráticos irão compartilhar a experiência da universidade na formação médica, apresentando as inovações implantadas pela instituição. A palestra será realizada na sala da Congregação.
O curso médico da universidade portuguesa tem sido considerado inovador, ao trabalhar sob uma perspectiva biopsicosocial, de acordo com recomendações nacionais e internacionais. Além disso, a instituição tem um plano de estudos centrado no aluno e na pesquisa. Em colaboração com as escolas médicas norte-americanas Columbia (Nova Iorque) e Thomas Jefferson (Filadélfia), a Universidade do Minho criou o primeiro programa MD-PhD de Portugal.
Nuno Sousa publicou mais de uma centena de artigos em revistas internacionais, entre as quais na revista Science. Supervisionou dezenas de alunos de doutoramento e mestrado. Recebeu seis prêmios pela atividades de pesquisa, incluíndo o Prêmio Janssen Neurociências e a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde de Portugal, em 2011. É membro de várias comissões de saúde e de pesquisa, nacionais e internacionais e presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências.