A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp lançou na manhã desta quinta-feira (8) seu novo site. Criado pela equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) com a assessoria da área de Relações Públicas e apoio da Diretoria da FCM, essa é a quinta reformulação do site em 17 anos – a primeira versão foi criada em 1997. E a sua estrutura impressiona.
O site da FCM pode ser comparado a um livro de sete mil páginas, devido ao seu conteúdo e subpáginas, links e anexos. Em média, ele recebe oito mil acessos diários e o tempo de permanência de cada usuário é de aproximadamente quatro minutos. Os acessos são de todo o Brasil e do mundo.
“Fizemos um levantamento de quais páginas do site eram mais acessadas, visitamos os sites de faculdades de medicina brasileiras e de outros países e fizemos três propostas de design com estudo de fontes e cores. Após a aprovação de um dos modelos, refinamos o visual e os menus”, explicou Fabiana Silveira, webdesign do Núcleo de Tecnologia da Informação da FCM.
De acordo com a gerente de tecnologia da informação do NTI da FCM, Cleusa Regina M. R. Milani, o novo site foi desenvolvido sobre um software de segurança recomendado pelo Centro de Computação da Unicamp e que permite a implementação novos dados, edição e gerenciamento do conteúdo.
“Colocamos o máximo de informação na primeira tela, mas de maneira limpa, organizada e moderna, para as pessoas encontrarem facilmente o que querem. Criamos o Portal do Aluno e o Portal Docente, redefinimos a apresentação da Pós-Graduação, da biblioteca e implementamos alguns botões de acesso rápido, além de outras melhorias, como a reformulação da intranet e uma versão em inglês do site que será disponibilizada em breve”, explicou Cleusa.
A próxima etapa do site é a padronização dos textos e o treinamento das pessoas que irão atualizar todo o conteúdo. Hoje, 55 pessoas fazem isso. Newton da Silva, desenvolvedor web do NTI, analisou como cada usuário trabalha e disse que o novo site irá facilitar o trabalho de quem edita e também de quem procura informações sobre a Faculdade de Ciências Médicas.
“No máximo, com três cliques o usuário chegará à informação que procura. Ao editar, o próprio site irá padronizar o texto para manter a identidade visual. Criamos também um manual de boas práticas de edição de site como guia de referência”, explicou Newton.
História do site da FCM
A primeira versão do site da FCM foi criada em 1997 pela área de Apoio à Informática Em dezembro de 1998, foram incluídos menus e conteúdo dos Departamentos e áreas de serviço. Em 2001, o site da FCM passou por uma nova reformulação. Visualmente, agregou cores, imagens e menus superiores e na lateral esquerda.
No ano de 2006, o site da FCM passa por uma terceira reformulação. Criam-se colunas, uma faixa verde superior, espaço para banners, destaques e links para as áreas de ensino, administração, notícias, eventos, congressos e outras áreas, com a indexação das informações.
Em 2009, uma quarta reformulação muda bastante o site da FCM. Para isso, foi contratada uma empresa especializada na criação e desenvolvimento web para melhorar a arquitetura de informação. Um primeiro estudo sobre os links mais acessados foi levado em consideração para o desenvolvimento do site. A partir dessa versão, a atualização passou a ser feita por uma equipe de colaboradores de várias áreas da faculdade. Essa descentralização agilizou a atualização de conteúdo, mas provocou uma descaracterização das páginas internas do site.
A versão de 2014 do site corrige essas diferenças e muda totalmente o seu visual.
“Como o tempo, o site ganhará um aspecto mais uniforme e, lentamente, caminhará para ser uma ferramenta padronizada. A FCM tem uma boa equipe de informática, relações-públicas e colaboradores. Isso já atesta a qualidade do site. Mas nosso objetivo é melhorar”, reforçou Newton.