As professoras Maria Francisca Colella dos Santos e Rosana do Carmo Novaes Pinto foram empossadas como coordenadora e coordenadora-associada da comissão de graduação do curso de fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp para o quadriênio 2010-2014. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (24) no anfiteatro 1 do conjunto de salas de aula da FCM na presença dos coordenadores dos cursos de medicina, enfermagem e farmácia, chefes de departamentos e demais autoridades. A solenidade foi conduzida pelo diretor da FCM, Mario José Abdalla Saad.
Em seu discurso de posse, Maria Francisca destacou os resultados obtidos em sua gestão anterior (2006-2010) e reforçou o compromisso em manter a qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão, focando, principalmente, na interdisciplinaridade, que é o diferencial do curso de fonoaudiologia da FCM da Unicamp. “Precisamos sonhar, e sonhar alto. Espero continuar contando com o apoio de todos”, disse Francisca. Rosana do Carmo Novaes Pinto, professora do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) que divide com o Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (Cepre) a coordenação do curso de fonoaudiologia, pretende disse que pretende ampliar a multidisciplinaridade. “É isso que nos motiva”, comentou.
O diretor da FCM, Mario José Abdalla Saad, disse que a graduação deve ser a área de excelência da faculdade, uma vez que a prática na pesquisa advém de uma sólida base do método científico. “Se o aluno sabe como o conhecimento é gerado, ele será um bom pesquisador ou fará uma assistência melhor. Recomendo a todo docente um dia trabalhar na Comissão de Graduação. Temos o privilégio de formar cidadãos, ordenar e evoluir o conhecimento”, disse.
Participaram ainda do evento as professoras Ivani Rodrigues Silva, coordenadora-adjunta do Cepre; Cecília Guarnieri Batista, coordenadora pró-tempore do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM; Luciana de Lione Mello, coordenadora da comissão de graduação em Enfermagem; Patrícia Moriel, membro da comissão de graduação em Farmácia e o professor Li Li Min, coordenador-adjunto da comissão de graduação em Medicina.