FCM cria Escritório de Internacionalização

Desde o final de 2012, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) tem recebido a visita de diversas delegações de Universidades estrangeiras em busca de parcerias nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Na média, duas por semana. As mais recentes foram as visitas de representantes da Universidade de Iowa, Estados Unidos; da Universidade de Griffith, Austrália e da CES, da Colômbia. Por vezes, o grupo é reduzido – um ou dois representantes, entre assessores, coordenadores e diretores. Outros comparecem com uma comitiva de mais de 20 pessoas.

Devido a essa forte demanda, em fevereiro de 2013, a diretora-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, criou um grupo de trabalho (GT) para recepcionar as delegações ou representantes estrangeiros e discutir e ampliar intercâmbios com outros países nas áreas de ensino e pesquisa. A coordenação do grupo ficou a cargo da médica infectologista Maria Luiza Moretti. Na manhã desta sexta-feira (13), durante reunião do Conselho Interdepartamental (CID) da FCM, os chefes dos Departamentos da faculdade tiveram a oportunidade de conhecer os resultados do GT. Rosa Inês também anunciou, em primeira mão, a criação de um Escritório de Internacionalização (International Office, em inglês) na FCM.

“Sentimos que era hora de retornar para a comunidade o trabalho do grupo que foi montado para otimizar as questões relacionadas à internacionalização. Esse é um tema bastante valorizado por diferentes gestões da Universidade. Queremos identificar as oportunidades pouco exploradas e as dificuldades a serem contornadas. Por isso, criamos um Escritório de Internacionalização (EI) na FCM que tem, inclusive, o apoio da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (VRERI) da Unicamp”, disse Rosa Inês Costa Pereira.

Após o anúncio, Rosa Inês passou a palavra para Luiza Moretti, que apresentou os resultados e mostrou metas de ação para a maior internacionalização da FCM. Como proposta, o grupo pretende buscar parcerias com universidades internacionais para realização de convênios nas áreas de ensino e pesquisa, favorecendo o intercâmbio de alunos de graduação; promover cursos à distância usando as tecnologias disponíveis; estimular a ida de professores, alunos de pós-graduação e servidores para treinamento no exterior e também propiciar a vinda de estrangeiros nas mesmas modalidades. Estuda-se também algumas modalidades de intercâmbio para os médicos-residentes da FCM.

“Essa globalização é mais importante do que meramente vemos. Ela influencia a política e a economia, tem um impacto direto na educação e influencia estrategicamente regiões diferentes do mundo, inclusive conta pontos para os rankings internacionais. Parcerias em pesquisa, intercâmbio de ensino e diversificação cultural levam a enxergar o que há de novo no mundo. Isto gera projetos de ajuda humanitária, conhecidos como iniciativa de saúde global. Isso é o futuro”, explicou Luiza.

Em março desse ano, a FCM recebeu a visita de pesquisadores da Washington University in St. Louis, EUA. Eles estavam interessados em parcerias na área de oncologia e infectologia. Da reunião surgiu uma proposta para a realização do workshop que acontece até sábado (14) no anfiteatro do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism). São três professores e três pesquisadores que vieram com verba da própria Universidade de Washington para participarem do evento na Unicamp.(Veja matéria Caism realiza uma parceria de futuro com a Washington University).

“Daqui para frente, isso vai acontecer muito rapidamente. Com essas parcerias, crescemos em pesquisa e mudamos a maneira de pensar o conhecimento. É uma nova visão de medicina e de saúde”, completou Luiza.

“Essa é uma janela de oportunidades. Temos que aproveitá-la”, reforçou a diretora-associada da FCM.

Constam como membros do Escritório de Internacionalização os professores Gustavo Pereira Fraga, Claudia Morelli e Willian Dias Belangero. A assessoria ficou a cargo de Eliana Pietrobom e Edimilson Montalti, ambos da área de Relações Públicas da FCM. A administração executiva será de Silvia Motta e a criação visual do material de divulgação, em inglês, será de Emilton Barbosa. O Escritório de Internacionalização da FCM fica no último piso do prédio-sede da FCM, ao lado da Câmara de Pesquisa, à rua Tessália Vieira de Camargo, 126, com acesso pelo portão da rua Albert Sabin, campus Unicamp. O e-mail é gti@fcm.unicamp.br e o telefone é (19) 3521-8882. Em breve, uma página do IE será criada no site da FCM. Está previsto, também, a criação de uma versão resumida do site da faculdade, em inglês.

 

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp

Fotos: Marcelo Santa Rosa - CADCC-FCM/Unicamp