FCM cria Comissão de Apoio ao Estudante

Desde outubro, a comunidade discente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp passou a contar com o respaldo da Comissão de Apoio ao Estudante (CAE), criada com o objetivo de detectar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no dia a dia e que envolvem situações de violência, bullying ou de assédio moral. As atividades do grupo foram apresentadas aos docentes da FCM na tarde desta terça-feira (26), no Anfiteatro I da faculdade. O encontro também contou com a participação do diretor da FCM, Mario Saad, e da diretora-associada, Rosa Inês Costa Pereira.

Depois de implantada, a primeira ação da Comissão foi criar o email caemed@fcm.unicamp.br para que qualquer pessoa pudesse enviar comentários ou descrever alguma situação ocorrida. "O endereço é checado periodicamente para o levantamento das ocorrências e avaliação dos problemas", disse a professora Eloisa Helena Rubello Valler Celeri, chefe do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria e responsável pela CAE. O próximo passo, segundo explicou Eloísa, será estudar de que maneiras a faculdade poderá atuar para combater tais ocorrências.

Também fazem parte da Comissão, os professores Gastão Wagner de Sousa Campos (Departamento de Saúde Coletiva), Maria Ângela Reis de Góes Monteiro Antonio (Departamento de Pediatria), Fernanda Garanhani de Castro Surita (Departamento de Tocoginecologia), Jamiro da Silva Wanderley (Departamento de Clínica Médica) e Pedro Paulo Martins de Oliveira (Departamento de Cirurgia). O Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL) e a Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL) contam com dois representantes e dois alunos de cada ano do curso médico.