FCM anuncia vencedor da área médica concorrente ao prêmio Paepe

Implantação do Sistema de Avaliação com Pacientes Simulados para os Estudantes do Curso de Medicina, da pedagoga Silvia Maria Riceto Ronchim Passeri, foi o trabalho vencedor do “Projeto Prêmio aos Profissionais da Carreira Paepe” da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A menção honrosa ficou para o trabalho Gerenciamento de Resíduos Contendo Amianto Gerados na FCM de Acordo com Legislação Vigente, de Lania Carla Splendor Costa, Roberto Cesar Stahl e Nilza Alzira Batista.

O anúncio dos trabalhos vencedores foi feito pela diretora-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira. A cerimônia aconteceu na tarde de terça-feira (7) na Sala da Congregação da FCM Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e foi conduzida pela enfermeira Maria Silvia T. G. Vergilio, membro da comissão avaliadora local dos trabalhos. Além de Silvia, a comissão foi composta pela bióloga Sandra Helena Alves Bonon e pela secretária Zoraide Benedito dos Santos.

De acordo com Silvia, o julgamento foi feito em dois momentos pela comissão, que avaliou o objetivo, clareza, descrição do trabalho e os resultados quanto inovação, melhorias do local do trabalho, abrangência e aplicabilidade.

“Muitas vezes, trabalhamos anonimamente, aprimoramos ações que contribuem para melhorar o trabalho interno. Esse prêmio, mais que o reconhecimento, é a oportunidade de divulgar as ações que são feitas na faculdade. Temos orgulho de ver que vocês aderem para as iniciativas da Universidade e vejo que a FCM desponta com ótimos trabalhos e grande engajamento do corpo de servidores”, disse Rosa Inês.

No total, cinco trabalhos foram inscritos na FCM; um na área de Exatas e Tecnológicas e quatro na área de Administração e Gestão. Os outros trabalhos inscritos foram: Relato de Experiência na Gestão Técnica de Serviços Terceirizados de Limpeza Hospitalar, de Lania Carla Splendor Costa; GITRI - Sistema para Gerenciamento de Informações e Prontuário do Paciente da Triagem Neonatal, de Sandra Cristina Bibries, Eduardo Mariano Da Silva, e Alessandra Rodrigues Cardoso Padovam e Gestão de Correspondências na FCM, de Silvana Castro De Checchi e Saulo Saad Nogueira Benevides.

 

 

AVALIAÇÃO COM PACIENTES SIMULADOS

As avaliações práticas com pacientes simulados para os estudantes do Internato Médico do Curso de Medicina foram implantadas em 2007 e, até hoje, permanecem como atividades regulares do curso. Adaptada de um modelo norte-americano (OSCE) ela envolve, aproximadamente, 500 pessoas entre estudantes, professores, médicos, pacientes simulados e funcionários de apoio.

Os estudantes do Curso de Medicina são beneficiados com uma prática inovadora de avaliação que permite identificar seu conhecimento, habilidade e atitude frente ao paciente simulado sob o olhar de um professor-avaliador que, ao final do atendimento, dá o retorno individual de seu desempenho. Os pacientes simulados são estudantes de diversos cursos da Unicamp. Eles são treinados para a simulação e o acesso à questão é feito duas horas antes da aplicação da mesma, para preservar o sigilo da prova.

Segundo Silvia Passeri, que coordena a realização da prova prática, o sucesso desta prova está na dedicação dos professores, médicos, funcionários e estudantes. A prova é realizada aos sábados e mesmo com adesão voluntária, praticamente 100% dos alunos participam.

Já no sexto ano de aplicação da prova, Silvia Passeri se diz segura com a realização da prova, mas isto não impede seus momentos de estresse. “São muitos detalhes para tornar o cenário o mais real possível, como por exemplo, adaptar o equipamento para simular uma pressão alta no paciente”.

O momento mais difícil, segundo a pedagoga, é a acomodação de cada profissional em seu ambiente, uma vez que trabalhamos com 100 consultórios médicos de forma simultânea. É comum também receber a visita de professores de outras Faculdades de Medicina do Brasil com a intenção de acompanhar a prova para tentar implantá-la em suas unidades.

“Embora difícil, é um trabalho que me dá muito prazer, pois acredito na qualidade do nosso ensino médico. A utilização de instrumentos inovadores de avaliação contribui para melhorar ainda mais a qualidade do ensino”, disse Silvia Passeri.

O Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE é uma iniciativa da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas e visa premiar anualmente os servidores técnicos e administrativos que se destacam através de iniciativas e projetos que contribuam para a melhoria da Universidade.

O objetivo é incentivar e dar visibilidade às iniciativas e projetos bem-sucedidos de todas as Unidades e Órgãos da Unicamp, ampliando a percepção da comunidade sobre essas ações e promovendo a pró-atividade.

Na Área da Saúde são premiados os 2 melhores projetos em cada uma das seguintes divisões: área médica, área da enfermagem, área administrativa e área técnica e de serviços. Nas Unidades de Ensino e Pesquisa são premiado um projeto por Unidade. Os trabalhos premiados nas Unidades concorrem a melhor projeto da Universidade, que será escolhido pela Comissão Julgadora Geral. A premiação geral será no dia 31 de agosto, às 15 horas, na Sala do Consu.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp

Fotos: Mário Moreira - CADCC-FCM/Unicamp