A diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp anunciou na manhã desta segunda-feira (3) o trabalho local vencedor do “Projeto Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE”. A cerimônia aconteceu no Salão Nobre da FCM. O trabalho vencedor foi “Os Fazeres Espelhados - Talentos da FCM”, de Emilton Barbosa de Oliveira, Eliana Cristina Silva Pietrobom e Celeni Riul Gaal.
Os trabalhos “Padronização dos Documentos de Qualificação e Defesa da Pós-Graduação / FCM, de Marcia Regina de Godoy Sabino, Bruno Alves Pereira e Renata Maria Alves Machado e “A Importância da Análise de Requisitos no Desenvolvimento de Sistemas Internos e Terceirizados”, de Pierre Silva Farias e Maria Isabel Coghi receberam menção honrosa.
“Diante de tantos trabalhos bons e de qualidade, fica difícil escolher aquele que irá representar a FCM e competir com o restante da Universidade. Gostaríamos de indicar mais de um, mas precisamos seguir o regulamento”, disse Rosa Inês Costa Pereira, diretora-associada da FCM.
Neste ano, oito projetos foram inscritos, sendo três da área de exatas e tecnológica e cinco da área de administração e gestão. Um foi desclassificado pelo pouco de tempo de implementação, o que impediu a avaliação de resultados. Foram avaliados critérios de clareza, compreensão, inovação, contribuição para a melhoria do local de trabalho, abrangência e aplicabilidade em outras unidades. A comissão julgadora da FCM foi composta por Sandra Helena Alves Bonon, biologista; Zoraide Benedito dos Santos, secretária; Vivian de Freitas, psicóloga e Priscila Mara, fonoaudióloga.
“Os inscritos tiveram a boa vontade de melhorar e mudar o ambiente de trabalho a partir dos projetos desenvolvidos. Todos tiveram seu mérito”, disse Sandra Bonon, presidente da comissão julgadora.
Os outros trabalhos inscritos foram “Orientação Genética: Modelo de atendimento realizado por enfermeiras do SRTN Unicamp/Cipoi”, de Terezinha Ayako Sugai, Ana Maria Milani Cioban e Shirley Nunes dos Santos; “Sites administrados pelos usuários através de ferramenta Opensource”, de Claudio Moreira Alves e Simone Cristina Ferreira; “Atendimento grupal dirigido a familiares de pacientes internados na enfermaria de Psiquiatria”, de Maristela da Silva Farci e Neila Fedocci Silva; “GITRI - Sistema para gerenciamento de informações da triagem neonatal utilizando Ruby on Rails”, de Sandra Cristina Bibrie, Eduardo Mariano da Silva e Alessandra Rodrigues Cardoso Padovam.
Fazeres Espelhados
O projeto “Fazeres Espelhados” foi aprovado pelo edital 01/2012 dentro das diretrizes do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) atendendo as modalidades proposta pelo Planes Unicamp de promover melhoria do ambiente profissional e qualidade de vida por meio de atividades motivacionais, culturais e de integração corporativa.
Idealizado pela área de Apoio Didático, Científico e Computacional, Recursos Humanos, Núcleo de Tecnologia da Informação, Câmara de Pesquisa e Assessoria de Relações Públicas da FCM, o projeto visa motivar e valorizar o lado artístico dos funcionários da faculdade por meio de artesanato, pintura, gravura e desenho, patchcolcagem e patchwork e fotografia.
As oficinas são mensais, duas vezes por semana, no horário do almoço. No final do projeto, todos os trabalhos serão apresentados na feira Talentos da FCM, que acontece no final do ano no Espaço das Artes da FCM.
“A coordenadora do desenvolvimento das oficinas artísticas é Maria Aparecida Moreira Mendes, que trabalha na Câmara de Pesquisa da FCM. Infelizmente, por ser contratada pela Funcamp, não pode ter o nome na inscrição do projeto”, revelou Celeni Riul Gáal, diretora de Recursos Humano da FCM.
Prêmio PAEPE
O Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE é uma iniciativa da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas e visa premiar anualmente os servidores técnicos e administrativos que se destacam através de iniciativas e projetos que contribuam para a melhoria da Universidade.
O objetivo é incentivar e dar visibilidade às iniciativas e projetos bem-sucedidos de todas as Unidades e Órgãos da Unicamp, ampliando a percepção da comunidade sobre essas ações e promovendo a pró-atividade.
Na Área da Saúde são premiados os 2 melhores projetos em cada uma das seguintes divisões: área médica, área da enfermagem, área administrativa e área técnica e de serviços. Nas Unidades de Ensino e Pesquisa são premiado um projeto por Unidade. Os trabalhos premiados nas Unidades concorrem a melhor projeto da Universidade, que será escolhido pela Comissão Julgadora Geral.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp
Fotos: Marcelo Oliveira - CADCC-FCM/Unicamp