Farmácia leva três dos quatro prêmios dedicados a jovens pesquisadores

Três pesquisas em farmácia clínica da Unicamp acabam de ganhar o III Prêmio Bayer Jovem Farmacêutico. Na categoria profissional, o primeiro lugar ficou para a pesquisa “Eventos adversos a medicamentos em emergência pediátrica”, da farmacêutica Indira Valadê Carvalho, aluna do programa de mestrado do programa de Pós-Graduação de Ciências Médicas.

Na categoria estudante, os dois trabalhos premiados foram “Reações adversas e queixas técnicas em um Hospital Sentinela”, de Michele T. Tanaka, e Oncovigilância: interface entre a farmacovigilância e a atenção farmacêutica”, de Marilia Berlofa Visacri, ambas estudantes do curso de Farmácia da Unicamp.

As três pesquisas foram orientadas pela professora Patrícia Moriel, do Departamento de Patologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A última pesquisa contou, também, com a orientação da professora Carmen Silvia Passos Lima, da área de oncologia do Departamento de Clínica Médica da FCM.

“Acredito que nossos trabalhos vêm recebendo vários prêmios devido à qualidade, inovação e seriedade da pesquisa desenvolvida pelo grupo da FCM. Estes prêmios demonstram que estamos no caminho correto e que a indústria farmacêutica necessita de pesquisas em áreas como farmacovigilância e uso racional de medicamentos”, disse Patrícia Moriel.

A premiação tem como objetivo estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para a saúde no Brasil. O tema da terceira edição do prêmio é “Farmacovigilância e uso racional de medicamentos”. Podem participar estudantes matriculados no curso de graduação em Farmácia e recém-formados inscritos no Conselho Regional de Farmácia.

Em cada categoria são premiados dois trabalhos.  Cada vencedor recebe como prêmio R$ 4.000,00 (quatro mil reais), além de certificado de menção honrosa e participação no Congresso Paulista do Conselho Regional de Farmácia em 2013. A entrega dos prêmios será dia 4 de fevereiro, às 14 horas, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de São Paulo.

O III Prêmio Bayer Jovem Farmacêutico é promovido pela Bayer HealthCare Pharmaceuticals, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, e tem o apoio da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) – unidades São Paulo e Ribeirão Preto – e do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp