"Bichos da mata brasileira em cerâmica" é a exposição que acontece de 5 a 28 de setembro no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A exposição é resultado do projeto de alunas do curso de arte visuais que propuseram um trabalho de cerâmica para alunos surdos atendidos Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (Cepre).
Alunos surdos com faixa etária entre 9 e 15 anos de idade frequentam este programa bilíngüe, em português e Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Cepre duas vezes por semana, com atendimento nas áreas de pedagogia, linguística, fonoaudiologia, artes plásticas e psicologia. No decorrer de um ano e meio, foram desenvolvidas diversas atividades que resultaram na produção coletiva de doze peças grandes em cerâmica que foram queimadas e esmaltadas no forno de cerâmica do Instituto de Artes (IA).
O projeto foi escolhido pela diretora da Galeria de Arte da Unicamp, Lygia Eluf, para ser o calendário da Unicamp de 2012. A ideia foi aprovada pela Reitoria, que ofereceu as condições e recursos necessárias para fotografar as peças nas paisagens da Universidade.
A exposição dos Bichos da Mata Brasileira em Cerâmica apresenta as peças em cerâmica criadas pelos alunos surdos, e também mostra os bastidores do processo, com croquis produzidos, processo de modelagem em argila e pintura das peças em biscoito, bem como imagens fotográficas da montagem do calendário Unicamp 2012.
Até chegarem na modelagem propriamente dita, os alunos surdos aprenderam bastante sobre a fauna da mata brasileira; viram imagens de animais e manusearam pequenas representações produzidas em palha, cerâmica e borracha (balata) por sociedades indígenas. Também tiveram contato com animais empalhados, apresentados por André Savino e Marcos Pagliusi Junior, alunos do curso de Biologia, supervisionados pela professora Eleonora Setz.
Marjoly Lino, Priscila Chiacchio, Lígia Badiale, Verônica Beutner, Mariana Santos e Bruno Penteado, com apoio da professora Marília Brandão, especialista em cerâmica, ensinaram técnicas complexas de modelagem em argila branca tipo paper clay e aplicação de esmaltes e vidrados.
“Os desenhos temáticos que criaram revelam o seu olhar estético e seu envolvimento no projeto. Serviram como importantes referências visuais para construir as peças proporcionalmente em argila”, explicou a professora Lucia Reily, uma das curadoras da exposição e responsável pelo projeto no Cepre.
A exposição pode ser conferida até o dia 28 de setembro, diariamente, inclusive finais de semana, das 8h30 às 17h30. O Espaço das Artes da FCM fica no saguão do prédio-sede da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, à rua Tessália Vieira de Camargo, 126, distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP. Entrada franca.
ÁLBUM DE FOTOS
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp
Fotos: Mário Moreira - CADCC-FCM/Unicamp