O Escritório de Internacionalização (EI) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp está com nova coordenação e equipe. O coordenador é o médico nefrologista Rodrigo Bueno de Oliveira. Faz parte da equipe a médica infectologista e coordenadora do EI no período de 2013 a 2014, Maria Luiza Moretti; a geneticista Claudia Viana Maurer Morelli; o psiquiatra Mário Eduardo Costa Pereira e o cirurgião vascular Fábio Hüsemann Menezes. As secretárias são: Elisete Silva e Silvia Motta.
A nova equipe do Escritório de Internacionalização da FCM se reuniu na manhã desta segunda-feira (23) para elaborar um plano estratégico que contemple o ensino, pesquisa e extensão. “Vamos estabelecer um plano estratégico na área de internacionalização para a FCM baseado em indicadores e com metas estabelecidas em reciprocidade e relevância. O prazo é até agosto, mas vamos apresentá-lo antes”, disse Rodrigo.
Sobre o Escritório de Internacionalização
Desde o final de 2012, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) tem recebido a visita de diversas delegações de Universidades estrangeiras em busca de parcerias nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Na média, duas por semana. Devido a essa forte demanda, em fevereiro de 2013, por iniciativa da então diretora-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, criou um grupo de trabalho (GT) para recepcionar as delegações ou representantes estrangeiros e discutir e ampliar intercâmbios com outros países nas áreas de ensino e pesquisa.
No dia 13 de setembro de 2013, durante reunião do Conselho Interdepartamental (CID) da FCM, os chefes dos Departamentos da faculdade tiveram a oportunidade de conhecer os resultados do GT e foi anunciou, em primeira mão, a criação do Escritório de Internacionalização (International Office, em inglês) na FCM. “Essa é uma janela de oportunidades. Temos que aproveitá-la”, reforçou, na época, Rosa Inês.