Enfermeiros do serviço de saúde ocupacional do Hospital de Clínicas (HC), do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) de Limeira participam até esta sexta-feira (26) do curso de assistência de enfermagem no atendimento inicial em emergências. O curso é oferecido em parceria entre o Departamento de Enfermagem da FCM e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU). As professoras responsáveis são as enfermeiras Ana Paula Boaventura e Erika Christiane Marocco Duran.
Dividido em parte teórica e prática, o curso objetiva proporcionar aos enfermeiros que atuam nestas unidades condições para identificar as principais situações de emergências fazendo a avaliação inicial da vitima; conhecer os Sistemas de Emergências Médicas (EMS); estudar os aspectos legais e éticos nos atendimentos de emergências; conhecer os protocolos para atendimentos de emergências e capacitá-los para atuar no atendimento inicial em situações de emergência.
“A demanda surgiu do próprio serviço. Nós demos este curso numa oficina de verão, em janeiro. Os 16 enfermeiros que representam a totalidade de profissionais que trabalham neste serviço deveriam participar desta oficina, porém não conseguiram. Então, fizemos um curso condensado em dois dias para eles se capacitarem”, explica a enfermeira Erika Duran.
No curso, os enfermeiros vivenciam todos os tipos de traumas e emergências clínicas como infarto, diabetes e acidentes vascular cerebral (AVC) e aprendem a identificar os sinais e sintomas para proporcionar o atendimento inicial à vítima. “Num primeiro momento, tenho que fazer este atendimento e depois encaminhá-lo para outra unidade ou serviço especializado”, diz Erika.
Para o ano que vem, é possível que o curso seja oferecido novamente como uma nova oficina de verão. Para os profissionais que atuam na Unicamp, talvez a capacitação seja repetida a cada seis meses como forma de atualização, como preconiza as diretrizes institucionais e da categoria.
Texto e fotos: Edimilson Montalti – ARP-FCM/Unicamp