Durante dois dias, enfermeiros de Campinas e região que trabalham em Centros Cirúrgicos e de material de esterilização se reuniram no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp para discutir a segurança do paciente. Vários temas foram abordados, dentre eles o relato da enfermeira Lia Romero sobre a esterilização de material cirúrgico na selva amazônica.
A professora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, Izilda Ismênia Muglia Araújo, foi homenageada na quarta-feira (24) pelos seus 28 anos dedicados ao ensino e trabalho em centro cirúrgico. Ela relatou que em todos esses anos, de cada turma, apenas um ou nenhum aluno ficava para trabalhar em centro cirúrgico, um local que, segundo Izilda, exige demais de enfermeiros.
“No centro cirúrgico, o paciente está totalmente dependente de nossos cuidados. Se eu precisar de uma cirurgia, me preocupa demais qual será o profissional que irei encontrar dentro do centro cirúrgico. Aqueles que ficarem para trabalhar nessa área, que façam com amor, dedicação e garra”, disse Izilda, no tom de determinação que a caracteriza.
O professor Jamiro Wanderley, do Departamento de Clínica Médica da FCM, encerra o encontro na tarde de hoje com uma palestra motivacional
Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp