Enfermeiros de Campinas registrarão atendimento em prontuário eletrônico

 

Telma Ribeiro Garcia, diretora de publicações e comunicação social da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e diretora do Centro para Pesquisa e Desenvolvimento da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) do programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, acreditado pelo Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE), esteve em Campinas na semana passada em reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas e com professores do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) para tratar da formação profissional dos enfermeiros e da implantação no prontuário eletrônico do módulo de Enfermagem.

No dia 26, Telma esteve na prefeitura de Campinas onde falou sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Processo de Enfermagem para cerca de 350 profissionais e estudantes da área. A enfermeira Alexandra Barbosa, responsável pela Coordenadoria de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, esclareceu que a (SAE) melhora a qualidade da assistência prestada ao usuário por organizar o processo de trabalho da Enfermagem em termos de métodos, pessoal e instrumentos. A CIPE®, por seu turno, é um instrumental tecnológico que auxilia tanto o raciocínio clínico e terapêutico, quanto a documentação da prática profissional.

De acordo com Telma, o município de Campinas e o estado do Paraná têm a intenção de implantar os diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem da CIPE®, categorizados segundo o referencial das necessidades humanas e sociais, em prontuário eletrônico. Com isso, os profissionais de Enfermagem poderão documentar com regularidade sua prática, o que refletirá que cuidado de enfermagem está sendo prestado à população. Essa documentação ainda exercerá influência na formação de novos profissionais e na alocação de recursos para a atenção básica. “Com a prática profissional documentada, será possível evidenciar os resultados da intervenção da Enfermagem argumentar a necessidade de pessoal, ou melhoria salarial, por exemplo”, explicou Telma.

Na quinta-feira (28), Telma se reuniu no Departamento de Enfermagem da FCM da Unicamp com professores e representantes do grupo gestor da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas para tratar do ensino do Processo de Enfermagem e da implantação do sistema. “A expectativa é que a implantação desse sistema contribua para a visibilidade da prática da Enfermagem e da contribuição que a profissão tem dado na assistência à saúde da população de Campinas”, disse.

Texto e fotos: Edimilson Montalti
ARP - FCM - Unicamp