Centenas de calouros dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem e Farmácia compareceram na manhã desta quarta-feira (11) na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp durante a primeira chamada de matrícula do vestibular da Universidade. Os pais e os novos alunos foram recebidos pela comunidade universitária com muita emoção, descontração, música e informações. A segunda chamada será no dia 20, das 8 às 12 horas.
O professor Gustavo Fraga, coordenador do Internato Médico, acompanhou a movimentação durante toda a amanhã. A recepção aos calouros foi organizada pela Câmara de Ensino de Graduação, com o apoio da Comissão de Apoio ao Estudante (CAE). “Queremos evitar situações de violência dentro da Universidade e até mesmo fora, nos eventos em que eles participam, como eventos esportivos e festas. É muito importante acolher de maneira adequada. É um momento de celebração muito importante para quem está chegando”, disse.
A recém-chegada aluna do curso de graduação em Medicina, Julia Reimberg, disse que “é um sonho realizado”. Ela veio à Campinas companhada pelos pais, Maria Beatriz Reimberg e Carlos Reimberg, que não conseguiram conter a emoção. “É inexplicável essa emoção. É muito sacrifício da nossa parte, nos esforçamos bastante e sabemos o quanto é difícil entrar em uma Universidade como a Unicamp”, disse Carlos.
A recepção aos calouros da FCM teve o cuidado, também, de recepcionar os familiares dos novos universitários. O Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL), por exemplo, além de preparar kit gratuito com eco bag, estojo, programação da calourada e informativo sobre doação de sangue para os alunos, montou sala vip para os pais, climatizada com ar condicionado e com coffee break. “Queremos que eles se sintam mais acolhidos na faculdade. Quando o calouro passa na faculdade, a família também passa junto”, disse Filipe Ribeiro, estudante do 3º ano da Medicina.
A Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL) da Medicina também participou da recepção dos calouros da Medicina e, além de introduzir os recém-chegados ao universo acadêmico, fez questão de se posicionar em relação ao trote nas universidades. “A Atlética é contra o trote, queremos acabar com isso na Universidade. Qualquer pessoa que se sentir desconfortável deve nos avisar”, destacou a vice-presidente da AAAAL, Tiffany Yi Huei Lee, aluna do 2º ano da Medicina.
Associação Atlética Acadêmica da Fonoaudiologia (AAAF) organizou um tour para apresentar a Unicamp aos novos estudantes. “Além da FCM, nós da Fono temos aula no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e no Instituto de Biologia (IB), então é importante que eles conheçam bem a Universidade. Também temos amizade com o pessoal da Engenharia e Enfermagem. Essa integração é fundamental”, disse o presidente da AAAF, Raul Lúcio, aluno do 4º ano da Fonoaudiologia.
As Faculdades de Farmácia e Enfermagem também receberam seus calouros no complexo da FCM com muita descontração e informação. Os veteranos da Farmácia, por exemplo, organizaram uma Comissão do Trote para sanar as dúvidas mais frequentes. “Nosso principal objetivo é fazer com que os calouros se sintam à vontade, integrando-os ao máximo. Qualquer coisa que eles tiverem dúvida, nós estaremos lá para ajudá-los”, disse Thaisa Ribeiro Ferreira, aluna do 2º ano. “Recepcionamos nossos calouros de uma forma que eles se sintam bem-vindos e tirem todos os tipos de dúvida”, disse a estudante Isabela Cristina Nogueira, do 2º ano da graduação em Enfermagem.
Fique por dentro
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, que engloba todos os cursos da universidade, criou um blog especialmente voltado aos calouros. Confira: http://calouros.sae.unicamp.br/
Veja mais fotos no Facebook da FCM