Disciplina do Trauma participa de campanha para prevenção de acidentes com motocicleta

“Cuide-se! Na moto, o para-choque é você”. Este é o slogan da campanha de conscientização de acidentes que envolvem motos, iniciada no mês de julho pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), com o apoio da disciplina de Cirurgia do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Cartazes, faixas e outdoors distribuídos pela cidade com imagens de sequelas de lesões provocadas pelos “acidentes” fazem parte da campanha.

O estudo “Fatal motorcycle crashes: a serious public health problem in Brazil”, conduzido pelo aluno do sexto ano do curso de medicina da Unicamp, Carlos Eduardo Carrasco, mostrou que dos 479 casos de acidentes com motocicletas no período de 2001 a 2009 em Campinas, a média de idade das vítimas era de 27 anos e 42% estavam associados com álcool. Comparando os anos de 2009 e 2001, Carrasco mostrou que em Campinas o número de motocicletas aumentou em 126%.

“A prevenção é a melhor medida para reduzir o número desses “acidentes de moto”, que muitas vezes não é acidente, como no caso de consumo exagerado de bebidas alcoólicas combinado com direção, e sim uma atitude irresponsável e negligente que acaba resultando num grande número de vítimas”, disse orientador do estudo e coordenador da disciplina de Cirurgia do Trauma, Gustavo Fraga.

A pesquisa será apresentada no Congresso Mundial do Trauma, X Congresso SBAIT e XIV Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT), de 22 a 25 de agosto próximo, no Rio de Janeiro. O artigo será publicado no World Journal of Emergency Surgery. O estudo contou com o apoio da EMDEC.

Saiba mais sobre a campanha em www.emdec.com.br/moto2012.