Dia Mundial do Diabetes

Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. O tema para o período de 2009-2013 é Diabetes – Educação e Prevenção. A campanha quer chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com o diabetes. No domingo, a partir das 8 horas, no portão 1 da lagoa do Taquaral, haverá corrida, caminhada, bancada educativa com distribuição de material e orientação, medição de pressão arterial, cálculo de IMC e glicemia capilar.

De acordo com Walter José Minicucci, coordenador da campanha e Marcos Antonio Tambascia, ambos professores da disciplina de endocrinologia do Departamento de Clínica Médica da FCM, para as pessoas com diabetes, esta é uma mensagem sobre o poder de informação por meio da educação. Para os governos, é um alerta para implantar políticas de prevenção e monitoramento do diabetes. Para os profissionais de saúde, é uma chamada para melhorar o conhecimento. Para o público em geral, é uma oportunidade de saber o impacto do diabetes na saúde e saber como evitar ou retardar o aparecimento da doença e suas complicações.

Em Campinas, desde o dia 8 de novembro, as duas entradas principais da Unicamp, o prédio da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o Paço Municipal e a Torre do Castelo estão iluminadas com a cor azul. Esta é uma ação comum que ocorre em todo o mundo. Na rampa de acesso do Hospital de Clínicas (HC), no ambulatório de pediatria e nos restaurantes II e do HC, alunos da Liga de Diabetes, orientados pela disciplina de endocrinologia e metabologia entregaram durante a semana, desde a segunda-feria (8), fitas e balões azuis, além de distribuírem material educativo.

No Brasil, estas ações têm o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (Fenad) e Associação de Diabetes Juvenil (ADJ).

 Texto: Edimilson Montalti