No Dia Nacional e Latinoamericano de Conscientização da Epilepsia (9), a Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (ASPE), Organização Não-Governamental (ONG) executora da Campanha Global Epilepsia fora das sombras no Brasil, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, projeto CInAPCe e Liga Brasileira de Epilepsia (LBE) promovem a palestra “Epilepsia sob nova perspectiva”. A transmissão será às 14 horas, por videoconferência, da sala da Congregação da FCM. Para assistir a transmissão on line e gratuita, basta acessar o portal www.fcm.unicamp.br/videoconferencia.
“A epilepsia é uma condição neurológica grave que acomete três milhões de brasileiros e a cada hora, somam-se a este número mais 11 novos casos. Infelizmente, ainda nos dias de hoje, é comum ouvirmos idéias erradas, crenças, especialmente devido ao desconhecimento e ao estigma existente. Por isso, a pessoa com epilepsia tem dificuldade para se inserir na sociedade, formar uma família e até conseguir um emprego”, diz Paula Fernandes, pesquisadora colaboradora do Departamento de Neurologia da FCM, professora da Faculdade de Educação Física da Unicamp e presidente da ASPE.
Além de Paula, participam da palestra Li Li Min, professor associado do Departamento de Neurologia da FCM e presidente fundador da ASPE; Li Hui Ling, vice-presidente da ASPE e Eduardo Caminada Junior, que relatará experiências e vivências com epilepsia. As pessoas podem interagir com os palestrantes, on line, em forma de pergunta e resposta.
Quem quiser participar do evento pessoalmente deve enviar um e-mail para paula@aspebrasil.org para efetuar a inscrição, gratuita e limitada até a capacidade do local. A sala da Congregação da FCM fica no último piso do prédio-sede da FCM, à rua Tessália Vieira de Camargo, 126, cidade universitária “Zeferino Vaz”, distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP. O telefone da ASPE é (19) 3521-7292 e o e-mail é info@aspebrasil.org ou www.aspebrasil.org.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP