Curso sobre resposta médica avançada em desastres abordará Copa do Mundo. Inscrições abertas

Começa amanhã (5), o curso internacional de resposta médica avançada em desastres. O foco desse ano é a capacitação e treinamento dos profissionais que irão trabalhar em situações de emergência durante a Copa do Mundo que acontecerá em junho desse ano, no Brasil. Ao todo, serão 11 encontros transmitidos pela sala de Telemedicina do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, todas às quartas-feiras, no período das 11h30 às 13h00.

O público-alvo do curso é multidisciplinar e abrange, dentre outros profissionais, médicos, enfermeiros, bombeiros e psicólogos. Estudantes e residentes também poderão participar. As inscrições, realizadas nas modalidades individual e institucional,  devem ser feitas via formulário online até 28 de fevereiro.O pagamento com a ficha deve ser feito na secretaria dos hospitais e centros cadastrados. Veja cartaz com mais informações e valores do curso.

A Copa do Mundo reunirá milhares de torcedores em 12 cidades-sede em várias regiões do Brasil. A expectativa aponta cerca de 900 mil turistas, caso a proporção de vendas de ingressos até o momento se mantenha. Em apenas um mês o país receberia um número que corresponde a 16% dos 5,6 milhões de turistas de 2012, além dos torcedores brasileiros. 

“Gerenciamento de Incidentes com Múltiplas Vítimas” é a primeira aula e será ministrada direto da Universidade de Miami pelo professor Mauricio Lynn. O curso contará com a participação de convidados internacionais, entre eles Antônio C. Marttos Jr. e Mauricio Lynn, ambos da Universidade de Miami; Sandro Rizoli, da Universidade de Toronto; Susan Briggs, da Harvard Medical School Massachusetts General Hospital e Raul Coimbra, da Universidade da Califórnia, San Diego.  Entre os convidados nacionais, participarão as equipes do resgate em Santa Maria – RS, gestores de Urgência e Emergência de diferentes estados, da Força Nacional SUS, entre outros.

O curso é uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbrait), SPT, a Sociedade Panamericana do Trauma (SPT) e a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE).