Alunos do segundo ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp ministram nesta terça-feira (19) e no próximo dia 26 de junho o “Curso Primeiros Socorros – Teórico e Prático” para leigos. O curso é gratuito e recebeu mais de 200 inscrições pela internet. Dividido em parte teórica e prática, a duração total é de quatro horas. As aulas foram no conjunto de salas de aula da FCM e nas quatro arenas do prédio de Habilidades.
“Este curso é o encerramento da disciplina MD 344 sobre suporte básico de vida e primeiros socorros. É a prova final dos alunos. Eles devem ensinar os leigos como fazer atendimento em situações de urgência. São conceitos básicos e aulas teóricas que eles estão ministrando com supervisão dos assistentes da disciplina e equipes da Renovias, Autoban e Rota das Bandeiras”, explicou a professor Gustavo Pereira Fraga, coordenador da disciplina.
Maria Cláudia Furlan Hudorovic, funcionária do Departamento de Genética Médica da FCM, achou muito interessante a primeira parte do curso, onde ela aprendeu como imobilizar uma pessoa vítima de acidente.
O agente da Mobilidade Urbana Eduardo de Souza, que cuida do transporte e do trânsito de Campinas, se depara com vários acidentados no seu dia-a-dia. Ele já precisou socorrer pessoas em situações de desmaio, mal súbito em geral, acidentes graves de ônibus com moto e outros.
“O curso é muito bom. Até um leigo pode usar na própria casa ou no parque, por exemplo, em situações diversas de emergência para amenizar um trauma ou um engasgamento”, disse Eduardo.
Devido a grande procura de inscritos para o curso, a organização avaliará a possibilidade de realizá-lo novamente no segundo semestre. O projeto da disciplina MD 344 sobre suporte básico de vida e primeiros socorros faz parte do programa Faimer Brasil. A comunidade Faimer global tem mais de 500 participantes de mais de 200 escolas em 40 países. O Programa Faimer Brasil selecionou sua primeira turma em 2007. Até o momento, 101 indivíduos de 45 instituições participaram deste programa.
Texto e fotos: Edimilson Montalti – ARP-FCM/Unicamp