Criatividade é tema do II Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva

Nessa sexta feira (10), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu educadores, profissionais da saúde, estudantes e pesquisadores para o II Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva-360º. O evento é promovido Cepid Brainn. O objetivo do encontro é discutir questões relativas à criatividade, a aspectos cognitivos e a novas tecnologias para o aprendizado e inclusão de indivíduos.

A abertura do evento contou com a presença virtual do professor do Departamento de Neurologia da FCM e embaixador da epilepsia no Brasil, Li Li Min. Por videoconferência, diretamente de Boston, EUA, Li Min disse se tratar de um “encontro informal para uma troca de experiências e transmitir a todos os novos conhecimentos na área da neurociência aplicada na educação, sobretudo na educação inclusiva”.

Levar o público a refletir sobre como a aprendizagem está intrinsicamente ligada à funcionalidade do cérebro, e em como a cooperação entre as neurociências e a educação pode contribuir, efetivamente, no processo do desenvolvimento cognitivo, psicológico e socioeducativo foi o objetivo do primeiro eixo temático do dia.

Essa primeira sessão temática contou com participação da doutora em psicologia experimental e pesquisadora-coordenadora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Deyse das Graças de Souza; da pós-doutora em neurociências e diretora de pesquisa e educação do Instituto Edumed para educação em Medicina e Saúde, Silvia Helena Cardoso e da doutora em educação e docente do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (CEPRE) da FCM, Zilda Maria Gezueli.

O segundo eixo temático do dia propôs conhecer as perspectivas e inserções da criatividade sonora, e em como ela pode ser usada na reabilitação e no tratamento de doenças neurológicas para ativar algumas funções cerebrais.

Para essa segunda sessão temática foram convidados o professor do curso de educação física da Universidade Católica de Brasília e pós-doutorando em neurologia pela FCM, Eduardo Bodnariuc Fontes; o professor do Instituto de Artes da Unicamp e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), Jônatas Manzolli e a psicóloga Tatiana de Cássia Nakano, professora e pesquisadora do Departamento de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp).

Ao final do evento acontece a para os melhores trabalhos dentre as oito apresentações orais e os 14 pôsteres expostos, nas categorias comunicação oral, melhor pôster e menções honrosas.  O II Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva-360º segue com suas atividades até o dia 17 de abril, no Instituto Eldorado, onde ocorre o 2º Congresso Cepid-Brainn.

Texto e fotos: Matheus Martinelli - Gastrocentro/Unicamp