Conselho Regional de Psicologia promove seminário sobre drogas e álcool na FCM

 

O Conselho Regional de Psicologia de Campinas e região e o Grupo de Pesquisa Saúde Coletiva e Saúde mental: Interfaces do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp promovem nesta sexta-feira (18) o seminário Discutindo Políticas Públicas de Álcool e outras Drogas. A abertura foi hoje pela manhã no auditório da faculdade.

O objetivo do seminário é refletir sobre a multiplicidade do fenômeno álcool e drogas, entender seus aspectos históricos, culturais, sociais, legais e revelar a potência das experiências em construção no país, oriundas da implementação da rede substitutiva a partir da promulgação da Lei 10216/0 e marcar um posicionamento em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e da implementação da rede substitutiva para atenção aos usuários de álcool e outras drogas.

“Muitos oferecem para sociedade soluções ilusórias para algo que não surgiu hoje. O laço entre o homem e a droga não é novo e nem a busca de soluções, como o remédio ou a segregação. Queremos jogar luz nas boas experiências e dialogar com projetos que dão respostas às demandas sociais como a necessidade de internação e o entendimento da cura através da abstinência”, disse Carolina Sombini, psicóloga e conselheira da subsede de Campinas do Conselho Regional de Psicologia.

Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP