Na próxima semana, nos dias 28 e 29, a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp sediará a conferência internacional Chemical Probe-based Open Science: Uncovering New Human and Plant Biology, com o objetivo central de discutir o avanço da química biológica, a partir de conhecimentos das ciências biomédicas e das plantas. O evento é uma iniciativa do Structural Genomics Consortium (SGC) e da Natureconferences, e recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O preenchimento das últimas vagas acontece até essa sexta-feira (25), pela internet. Restam poucas vagas.
Em entrevista à Agência Fapesp, em fevereiro, o biólogo Paulo Arruda, do Instituto de Biologia da Unicamp e um dos organizadores da conferência, explicou que a química biológica atua na identificação de moléculas, tais quais, as proteínas. “Um importante conjunto de proteínas, bastante utilizado na indústria farmacêutica, é o das proteínas sinalizadoras, como as quinases”, disse na ocasião. Leia a reportagem na íntegra: http://agencia.fapesp.br/18605
A programação contará com a participação de pesquisadores vinculados à indústria farmacêutica e à área de biotecnologia de plantas, e às revistas científicas, Nature Chemical Biology e Nature Biotechnology. Ao todo, serão 4 sessões temáticas: “Protein kinases: Exploring the untargeted kinome”, “Roundtable discussion: How can Brazil lead a scientific revolution for open access?”, “Plant Systems: Chemical probes and basic plant biology” e “Open Science: Sharing Chemical Probes”.