“Conservar faz bem para a Saúde.”
Mário Marcos Silva, aluno do curso de medicina
“Conservar um bem público é mais que um ato moral e social, é questão de respeito!”
Higor Campos do Nascimento, técnico administrativo da área de Recursos Humanos
“FCM: que tal cuidar melhor da nossa segunda casa?”
César Augusto Paro, aluno do curso de fonoaudiologia
“A FCM é o abrigo da ciência e o impulso ao conhecimento: preserve-a.”
Sheila Tatsumi Kimura, aluna do curso de medicina
“Se cuidar de mim hoje, amanhã estarei aqui por você.”
Cecília Yukie Hirata Godoy, funcionária do Departamento de Neurologia
Essas cinco frases foram escolhidas entre as mais de 40 frases inscritas no concurso “A conservação de bens patrimoniais da FCM” promovido pela Câmara de Ensino de Graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp entre docentes, alunos e funcionários. O objetivo do concurso foi despertar o respeito à conservação dos bens patrimoniais da FCM. Nesta sexta-feira (27) será entregue a cada autor das frases, na sala da congregação, o certificado de participação. As três primeiras foram escolhidas com as vencedoras do concurso cultural. As outras duas receberam menção honrosa. Cada vencedor recebe um prêmio de R$ 300,00. Todas as frases serão usadas durante o ano de 2010 em campanhas internas para a preservação dos bens patrimoniais da FCM.
A sextanista do curso de medicina da FCM, Sheila Tatsumi Kimura, disse que resolveu participar do concurso para conscientizar os novos alunos que estão chegando na faculdade sobre a importância da conservação. “Quando gostamos da nossa casa, prezamos por ela. E isso também vale para a faculdade”, comentou. O mesmo sentimento é compartilhado pelo aluno do primeiro ano do curso de fonoaudiologia, Cesar Augusto Paro. Natural do Mato Grosso, para ele a FCM é a sua segunda casa. “Estou longe da minha família. Eu fico aqui o dia todo, convivo muito com as pessoas. Acho importante preservar a faculdade”, explicou.
Foi um passeio turístico pelo centro histórico de Campinas que fez despertar a atenção do funcionário Higor Campos do Nascimento para monumentos, construções, estátuas e construções. Na mesma semana, após o passeio, Higor resolveu enviar sua frase para o concurso da FCM. “Eu aprendi bastante coisa sobre preservação nessa excursão. O patrimônio público não é só meu; é de todos. A preservação é fundamental, ainda mais sabendo da dificuldade que há na manutenção. Quanto mais pudermos preservar, melhor”, disse.
Para a funcionária aposentada do Departamento de Neurologia, Cecília Yukie Hirata Godoy, a medicina cuida da vida e a palavra cuidar tem um significado muito especial para quem trabalha na área médica. “O patrimônio não está aqui para você, mas sim por você. Todos nós estamos aqui de passagem. Só o que fica é o patrimônio. Precisamos cuidar dele”, concluiu.