Na última terça-feira (19), os estudantes do primeiro ano do curso de graduação em Medicina da Faculdade de Ciências (FCM) da Unicamp participaram do IV Minicongresso do eixo de disciplinas de Prática de Ciências do 1º ano do Curso, realizado pela Comissão de Graduação em Medicina. O evento aconteceu no saguão e no Anfiteatro 1 do conjunto de salas de aula da faculdade e contou com a exposição de pôsteres dos trabalhos de 2013, elaborados durante os módulos I e II da disciplina.
“Buscamos nesses dois semestres, desenvolver em vocês o pensamento crítico, não apenas para estudar e trabalhar com pesquisa, mas para lidar com a literatura da área médica”, disse Claudia Vianna Maurer Morelli, vice-coordenadora da disciplina MD141 (Introdução a Prática de Ciências I). Segundo Cláudia, que também é pesquisadora do Departamento de Genética Médica da FCM, ter visão crítica do fazer científico é necessário não apenas na hora de buscar o conhecimento existente, como também na hora de participar da construção de novos conhecimentos.
O professor Ricardo Cordeiro, coordenador da disciplina MD241 (Prática de Ciências II), disse aos estudantes que o processo de produção de conhecimento não acaba simplesmente quando é alcançado o resultado. “Você tem que divulgar os dados, discutir os achados com seus pares e também com outros atores”, disse. Ricardo explicou que o pesquisador precisa ter uma visão social das necessidades de produção e das áreas nas quais ele pode ser mais produtivo, e ajudar a resolver mais problemas da sociedade. “Também é preciso ter a preocupação de divulgar a informação produzida, tanto em publicações científicas, quanto em publicações não científicas”.
De reconhecida experiência no campo da pesquisa, o radiologista da FCM, Nelson Caserta, compareceu ao evento para conferir os trabalhos realizados. Atuando nas áreas de oncologia, uropatologia, fígado, vias biliares e pâncreas, o pesquisador recebeu da disciplina de Urologia da FCM, em 2013, o prêmio Flamboyant de Urologia, por sua contribuição com a Urologia Brasileira.
De acordo com Nelson, dois fatores devem ser destacados em relação à disciplina IPC e ao Minicongresso: o primeiro é o aspecto pedagógico da disciplina, que desde o início da carreira universitária mostra aos estudantes o que é importante considerar nos trabalhos de levantamento de dados, fomentando o desenvolvimento do espírito crítico em relação aos artigos que eles irão ler; o segundo aspecto é o estímulo à pesquisa com o desenvolvimento dos próprios trabalhos.
A vontade de seguir carreira em determinada área de pesquisa é uma via de duas mãos, de acordo com Caserta. De um lado, o professor precisa observar muito bem seus alunos. De outro, os alunos devem observar seus professores em busca de exemplos a seguir. “Todos nós temos nossos exemplos na carreira acadêmica, de comportamento profissional e de dedicação. Esse é um modo de escolher a carreira baseado no exemplo. No sentido oposto, mas não menos valioso, o professor tem que estar pronto para doar conhecimento. Muitas vezes, ele percebe a inclinação de um aluno para determinada área, sendo sua função estimulá-la”.
Confira a relação dos dez melhores trabalhos do IV Minicongresso:
Aluno(a) |
Orientador(a) |
Angela Yuka Katayama |
Prof. Dr. William Dias Belangero |
Bruno Jose Breda |
Profa. Dra. Sophie Derchain |
Catharina Maria Facciolli Blum |
Prof. Dr. Orlando Petrucci Junior |
Davi Ferreira Soares |
Profa. Dra. Lilia Freire Rodrigues de Souza Li |
Lucas Waib Castello Branco |
Profa. Dra. Maria Elena Guariento |
Maria Teresa Ferreira Cortes |
Prof. Dr. Ricardo Kalafi Mussi/Ivan Contrera Toro |
Mariana Bina Possatto |
Prof. Dr. Luis Bahamondes |
Mariana Meira Vieira |
Profa. Dra. Beatriz Regina Alvares |
Mariela Guimaraes de Queiros |
Profa. Dra. Maria Laura Costa |
Marina Lotufo Esvael Rodrigues |
Sylvia Ciasca |
Fotos: Marcelo Oliveira - CADCC-FCM/Unicamp