Com o tema “A Enfermagem em defesa do SUS: Construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”, aconteceu na manhã dessa terça-feira (12), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a cerimônia de abertura da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEN), promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN). O evento contou com a participação de diversas autoridades da Unicamp e da área da saúde que destacaram a importância do enfermeiro no dia a dia do atendimento e cuidado com o paciente.
O superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, João Batista de Miranda, disse que a enfermagem é uma das profissões mais nobres que existe e que metade dos 3 mil profissionais que atuam no HC são do Departamento de Enfermagem. “Eles são a base do hospital. Fazemos 28% de atendimento de alta complexidade. Nossos enfermeiros são altamente qualificados e é surpreendente o que eles fazem”, revelou Miranda
Entretanto, na opinião da diretora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, Maria Isabel Pedreira de Freitas, os enfermeiros sofrem de uma certa timidez que precisa ser combatida para dar maior visibilidade aos profissionais – campanha encampada pelo COREN como “Obrigado a você profissional de enfermagem”. Maria Isabel conclamou todos os enfermeiros a ocuparem os primeiros escalões dos postos de comando e decisões em todas as estâncias da área da saúde, dos governos municipais, estaduais e federal, inclusive dentro do Legislativo.
“Nós executamos aquilo que os médicos planejam e isso deve mudar. Temos que mostrar o quanto somos competentes, capazes e eficazes para participarmos das deliberações dos projetos para o SUS. Somos competentes para executar as ações, gerenciar recursos humanos e conflitos. Mas nós precisamos de enfermeiros mais ousados”, disse Maria Isabel.
O reitor da Unicamp José Tadeu Jorge convidou a ABEN Campinas a organizar, em 2016, um evento conjunto com a Universidade. O evento celebrará os 90 anos da ABEN e os 50 anos da Unicamp. Maria Sílvia Teixeira Giacomasso Vergílio, presidente da ABEN Campinas, disse que a associação, criada em 1926, é a própria história da enfermagem no Brasil. Tadeu Jorge ressaltou que a Unicamp nasceu com forte atuação na área da saúde, uma vez que a faculdade de medicina antecedeu em três anos a criação da Unicamp.
“Ao longo desses anos, a Unicamp foi ajustando uma conduta no atendimento à saúde da população. Isto fez a Universidade galgar patamares de excelência e qualidade nacionais e internacionais. Parte desse destaque deve-se à Faculdade de Enfermagem. A implantação da jornada de 30 horas semanas na saúde representa a compreensão e o olhar da gestão para com a enfermagem. A assistência na área da saúde da Unicamp é um modelo que nos orgulha, pois estamos preparando profissionais qualificados. O complexo hospitalar da Unicamp é um modelo que gostaríamos que estivesse presente em todo o Brasil, melhorando a qualidade de vida da população”, disse Tadeu Jorge.
Prêmio Ryoko de enfermagem
A enfermeira Maria Cecília Ayres Botto Oliveira recebeu das mãos do reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, o prêmio Ryoko de Enfermagem. O prêmio foi instituído em 2012 pela Superintendência do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp como reconhecimento à gestão de serviços em enfermagem. O prêmio leva o nome da enfermeira Ryoko Tsuda Bellentani – presente durante a entrega do prêmio – que atuou no Departamento de Enfermagem por 16 anos e foi diretora no período de 1979 a 1985. Ryoko foi responsável pela implantação da creche para a área da saúde.
Maria Cecília Ayres Botto Oliveira iniciou sua carreira profissional na Santa Casa de Campinas e depois no HC da Unicamp, onde foi diretora do Departamento de Enfermagem de 1985 a 1988 e depois de 1990 a 1994. Maria Cecília organizou o Centro Integrado de Nefrologia onde encerrou sua carreira. “Escolhi ser enfermeira ainda quando criança. Mais da metade da minha vida passei aqui dentro da Unicamp. Escolhi a profissão certa, vivi a enfermagem e a Unicamp intensamente”, disse Maria Cecília.
Semana da Enfermagem
A programação vai até o dia 20 de maio na Unicamp. A comissão organizadora do evento na Unicamp é composta por membros da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) Campinas e dos seguintes órgãos da Unicamp: Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas (HC), Faculdade de Enfermagem, CAISM, Cecom, Gastrocentro e Hemocentro. A Semana da Enfermagem na Unicamp conta com o apoio da Diretoria da FCM, Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp, da Superintendência do HC, Politec Saúde, Rioquímica e Tecno 4.