Susan Briggs, especialista em cirurgia do trauma da Universidade de Harvard; Antonio Marttos Jr., diretor de telemedicina do trauma da Universidade de Miami; Sandro Rizoli, professor de cirurgia e medicina intensiva da Universidade de Toronto e Raul Coimbra, chefe da divisão de trauma e terapia cirúrgia intensiva da Universidade da Califórnia são os convidados do “Curso Internacional de Resposta Médica Avançada em Desastres”, que acontece nos dias 22 e 23 de março no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Eles são convidados da disciplina da cirurgia do trauma, do Departamento de Cirurgia da FCM da Unicamp.
Briggs, em seu currículo, atendeu as vítimas do atentado ao World Trade Center e do furacão Katrina. Marttos ministra aulas do trauma por telemedicina para o exército e Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Rizoli desenvolve pesquisas na área do trauma e Coimbra é líder nacional em cirurgia do trauma nos Estados Unidos, possui mais de 240 trabalhos publicados na área do trauma, é presidente do Comitê de Auditoria Médica Norte-Americano.
No dia 22 de março, das 14 às 16 horas, Susan Briggs promove palestra sobre desastres para os alunos do segundo ano do curso de medicina da disciplina “Laboratório de habilidades 1” e participa, à noite, a partir das 18 horas, no auditório da FCM, da abertura do “Curso Internacional de Resposta Médica Avançada em Desastres”, juntamente com Marttos, Rizoli e Coimbra.
O curso terá aulas expositivas e será realizado em conjunto com o SAMU, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, concessionárias de rodovias, e outros hospitais de Campinas. Ele também será transmitido via videoconferência para cinco cidades do Brasil e terá uma aula dada por videoconferência pelo professor Michael Aboutanos, do Hospital da Universidade de Richmond, Estados Unidos. Cada participante do curso receberá o livro Manual de Resposta Médica Avançada em Desastres.
“Treinamentos de emergência e catástrofe são necessários para que se obtenham profissionais capacitados e preparados a agir corretamente, segundo os protocolos, em eventuais situações. Dessa forma, com o curso, buscamos preparar e capacitar profissionais de saúde a lidarem com situações de emergência e catástrofes. Equipes bem treinadas são aptas a minimizar o número de vítimas, diminuindo consideravelmente o impacto de uma tragédia na sociedade”, explicou o professor Gustavo Pereira Fraga, responsável pela disciplina de Cirurgia do Trauma e organizador do evento.
Programação, inscrição e currículo dos participantes em www.ligadotraumaunicamp.com.br