Cipoi, Ciped, Cepre e Pediatria do HC recebem brinquedos em Natal Solidário

Na manhã dessa quarta-feira (18), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizou a entrega de centenas de brinquedos para as brinquedotecas do Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas na Infância (Cipoi), do Centro de Investigação em Pediatria (Ciped), do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” (Cepre) e da área de Pediatria do Hospital de Clínicas (HC). A ação intitulada “Natal Solidário” teve o apoio da direção da FCM e foi organizada pelas áreas de Recursos Humanos (RH), de Apoio Didático, Científico e computacional (CADCC), de Manutenção e Serviços Auxiliares (MSA) e de Assessoria de Relações Públicas (ARP). 

A diretora administrativa do RH da FCM, Celeni Riul Gaál, disse que a equipe fez uma sugestão de ação solidária, porém o sucesso só aconteceu pelo empenho de cada área e departamento da FCM. Todos os brinquedos listados como prioritários pelas brinquedotecas do Cipoi, do Ciped, do Cepre e da Pediatria do HC foram arrecadados. Para surpresa da própria equipe, carrinhos, livros, jogos educativos, bonecas e diversos outros brinquedos foram enviados em quantidades que superaram todas as expectativas. “Perdemos até as contas de quantos brinquedos conseguimos”, comemorou Celeni.

Participando da entrega oficial dos presentes, o diretor da FCM, Mario José Abadalla Saad, fez votos de que iniciativas como o Natal Solidário possam sempre se repetir, não apenas no ambiente de trabalho, como também na vida das pessoas. “O significado do Natal é algo mais amplo. Precisamos ter sempre em mente que a solidariedade e a tolerância são princípios fundamentais para o relacionamento humano, pois evitam muitos problemas e aproximam as pessoas”, disse Saad.

Representando o Cipoi e a área de Pediatria do HC, o professor Roberto Teixeira Mendes agradeceu a doação, dizendo que o Natal é a época em que todos podem rever suas virtudes. “O espírito natalino é uma coisa concreta. Esforços como esse, aparentemente pequenos, dão grandes resultados mais adiante. Ações como essa são o exemplo de que é possível tocar o coração das pessoas”, disse Teixeira.

“O esforço de todas as pessoas envolvidas nessa iniciativa é fruto de uma administração que tem valorizado a questão humana e a participação, dando abertura para todos nós”, disse o técnico administrativo, Antonio Salvador Pedretti Neto, na ocasião representando o coordenador do Ciped, Gil Guerra Júnior.

Para a coordenadora do Cepre, Angélica Bronzatto de Paiva e Silva, equipar as brinquedotecas dos centros e núcleos da FCM, bem como da área de pediatria do HC, é uma forma de presentear todas as crianças que utilizam os serviços da área de saúde. “As brinquedotecas ajudam no desenvolvimento e a diminuir o sofrimento”, disse. Angélica também agradeceu a iniciativa do curso de graduação em Fonoaudiologia, que idealizou a criação da brinquedoteca no Cepre, e a atuação da brinquedista Estefânia Lalli, cuja excelência profissional contribuir para manter o espaço.

Mario Saad ainda fez um agradecimento especial aos diretores das áreas de RH, ARP, MSA e CADCC, responsáveis pela organização do Natal Solidário: Celeni Riul Gaál, Eliana Cristina Silva Pietrobom, Roseli A. B. Alegretti e Emilton B. de Oliveira. “Essas pequenas ações são importantes, transmitem uma mensagem de solidariedade e contribuem para tornar o ambiente de trabalho mais agradável, solidário e humano”, reforçou Saad.

Fotos: Mário Moreira e  Péricles F. de Lima - CADCC - FCM/unicamp