Cepre inaugura brinquedoteca

O Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel Porto” (Cepre) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp inaugurou na quinta-feira (30) de agosto a sua brinquedoteca. Bolas, carrinhos, bonecas, artigos pedagógicos, teatro de fantoche e outros brinquedos foram reunidos numa única sala de mais de 20 metros quadros, com armários e piso colorido. Uma brinquedista foi contratada e será responsável por atividades, cuidado e empréstimo dos brinquedos para atividades de bebês e adolescentes que passam pelos programas do curso de fonoaudiologia. Uma área externa com outros brinquedos também faz parte do espaço inaugurado.

“A inauguração deste espaço é um sonho antigo. Ele foi possível graças aos recursos do Pró-Saúde II. O brincar é uma das formas de reabilitar. Atividades lúdicas facilitam o contato com pacientes”, disse a coordenadora do curso de fonoaudiologia da FCM, Maria Francisca Collela dos Santos.

Segundo Francisca, para a criação da brinquedoteca houve o envolvimento de professores, alunos e funcionários. Uma comissão composta por ela e as professores Cecília Batista, Rita de Cássia Ietto Montilha e Marilda Baggio Serrano Botega articularam o projeto. Um dos pontos importantes, na opinião da coordenadora do curso de fonoaudiologia, foi a contratação de Stefania Lalli, psicóloga especialista atividades lúdicas para cuidar do espaço e dos brinquedos, que terão uma vida útil maior.

“Ela irá orientar os alunos sobre qual brinquedo é melhor de acordo com a faixa etária das crianças. À curto prazo, poderemos realizar atividades supervisionadas no espaço da brinquedoteca. Estamos prevendo também atividades com as mães. É importante mostrar ensiná-las a brincar com os filhos em casa para melhorar o desenvolvimento da criança”, explicou Francisca.

A brinquedoteca do Cepre funciona todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, exceto segunda pela manhã, quando a sala e os brinquedos são organizados. O diretor da FCM, Mario José Abdalla Saad e o coordenador da Comissão de Extensão e Assuntos Comunitários da FCM, Otávio Rizzi Coelho, estiveram presentes da inauguração do espaço, além de professores, alunos e funcionários do Cepre.

 

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp

Fotos: Cepre-FCM/Unicamp