Na segunda-feira (23), o Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Dr. Gabriel Porto (Cepre), em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação “Renato Archer” (CTI) promovem várias atividades em homenagem ao Dia do Surdo, comemorado em 26 de setembro. A data marca a inauguração da primeira escola para surdos do país, hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), localizado na cidade do Rio de Janeiro, RJ. O evento também marca os 40 anos do Cepre.
De acordo com a programação, na parte da manhã, no Cepre, acontece uma mostra cultural em torno do tema surdez, que congregará profissionais, docentes, usuários, famílias e alunos dos vários cursos de graduação e pós-graduação. À tarde, no CTI, acontece o seminário “Novas tecnologias de acesso ao conhecimento para surdos, destinado à reflexão sobre acessibilidade e inovação tecnológica na área da surdez”.
A abertura do seminário contará com a participação de Victor Mammana, diretor do CTI Renato Archer; Gláucia Pastore, pró-reitora de Pesquisa da Unicamp; Emmanuelle Garrido Alkmin, secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida do município de Campinas e Angelica Bronzatto de Paiva e Silva, coordenadora do Cepre.
Dentre as palestras agendadas, destaque para “Construção de dicionários de termos acadêmicos para surdos”; “O uso de jogos eletrônicos para o ensino de surdos” e “O desenho animado para surdos”, entre outros temas. A programação completa está no site do CTI. Os interessados em participar do seminário devem enviar email para cnrta@cti.gov.br contendo nome completo, e-mail, telefone, profissão ou área de atuação, instituição ou setor, se possui alguma deficiência e se precisa de recurso tecnológico para acompanhar o evento.
História
O Instituto Nacional de Educação de Surdos foi criado em meados do século XIX por iniciativa do surdo francês E. Huet. Em junho de 1855, Huet apresentou ao imperador D. Pedro II um relatório que revelava a intenção de fundar uma escola para surdos no Brasil. Neste documento, Huet também informa sobre a sua experiência anterior como diretor de uma instituição para surdos na França: o Instituto dos Surdos-Mudos de Bourges.
O governo imperial apoia a iniciativa de Huet e destaca o Marquês de Abrantes para acompanhar de perto o processo de criação da primeira escola para surdos no Brasil. Ela começa a funcionar em 1º de janeiro de 1856, mesma data em que foi publicada a proposta de ensino apresentada por Huet. Essa proposta continha as disciplinas de Língua Portuguesa, Aritmética, Geografia, História do Brasil, Escrituração Mercantil, Linguagem Articulada, Doutrina Cristã e Leitura sobre os Lábios.
Até o ano de 1908, o dia 1º de Janeiro de 1856 era considerado a data de fundação do Instituto. Em 19 de março de 1908, nova Lei transfere a data de fundação para o dia 26 de setembro de 1857, data em Império passou a subvencionar o Instituto. Antes desse decreto, os alunos eram subvencionados por entidades particulares ou públicas e até mesmo pelo imperador.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp
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