CCI realiza jornada sobre toxicologia e toxinologia clínica

 

 

O Centro de Controle de Intoxicações (CCI) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp promove nesta sexta-feira (17) à noite e sábado (18) pela manhã e à tarde, a Jornada de Toxicologia e Toxinologia Clínica. O evento acontece no auditório-5 da FCM e conta com 170 inscritos. Fábio Bucaretchi, coordenador do CCI, fará a abertura. Na sequência, a enfermeira Luciane C. Rodrigues Fernandes fala sobre a descontaminação gastrointestinal, aumento da eliminação e antídotos e o professor Eduardo Mello de Capitani fala sobre exposições a plantas tóxicas.

No sábado, Bucaretchi e Capitani falam sobre acidentes por aracnídeos e serpentes de importância médica e exposições tóxicas a agentes metemoglobinizantes, cianogênicos e monóxido de carbono. O professor Paulo Madureira discorre sobre exposições tóxicas agudas a agrotóxicos; a doutora Maíra Migliari Branco fala sobre exposições tóxicas agudas a medicamentos antidepressivos; a professora Adriana C. Camargo ministra palestra sobre exposições tóxicas agudas a medicamentos antieméticos, antipsicóticos e inibidores de recaptação da serotonina.

Outros temas abordados no sábado serão análises toxicologógicas, com a professora Paula C. Soubhia; exposições tóxicas a produtos cáusticos, com a doutora Camila C. Prado e exposições agudas a drogas de abuso, com o professor Rafael Lanaro.

O CCI foi criado em 1982 e é, ao mesmo tempo, um centro da FCM e um serviço de apoio do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Presta atendimento clínico e laboratorial como unidade de referência para tratamento e internação dos casos graves de intoxicação. Atualmente, o CCI atende, em média, 4.500 pacientes por ano relativos às exposições tóxicas e acidentes por animais peçonhentos e 1.500 atendimentos de profilaxia da raiva humana, em colaboração com o Serviço de Vigilância Epidemiológica do HC. Os telefones de emergência do CCI são (19)3521-7555, 3521-6700 ou 08007226001. E-mail: cci@fcm.unicamp.br

Texto: Edimilson Montalti