O tempo nublado e a manhã fria de sábado (2) não foram suficientes para impedir que centenas de pessoas participassem da VI Caminhada da Saúde promovida pela Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL) e diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.
As primeiras a chegarem foram Josefina Moreira Mendes, Sawan Mohamed e Horácia Moreira. As amigas de sessenta e poucos anos inconfessos estavam animadas. Sawan ficou sabendo da caminhada por e-mail e encaminhou para as amigas. Professora de Lian Gong, exercício que se baseia na medicina chinesa, ela disse que praticar atividade física faz bem para o corpo e para a mente. “Você vai levar uma vida tranquila e com saúde”, disse Sawan, as gargalhadas com as amigas.
Ao chegarem no Centro de Vivência da Área da Saúde, cada participante recebeu uma camiseta e um squeeze comemorativo dos 50 anos da FCM. Mesas de frutas e garrafas de água ficaram à disposição dos participantes antes do alongamento conduzido pelos educadores físicos da academia Tribo dos Corpos.
De acordo com Aline Bertazzo, professora de educação física, as dicas para quem pratica qualquer atividade física são comer pelo menos uma hora antes, fazer um alongamento básico dos membros inferiores, soltar o corpo e dar uma “aquecidinha”. “Como a caminhada é uma atividade física de leve execução, não há contra indicação”, disse Aline.
Hilton Bertan e Daniela Bertan trouxeram a filha Lecítia para participar da caminhada. Hilton trabalha no Cemeq e faz doutorado da Faculdade de Engenharia Elétrica. Ambos praticam atividade física e acham a Caminhada da Saúde uma importante iniciativa da FCM da Unicamp.
O médico e professor Edison Bueno, do Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp, caminha sempre com a família pelo campus da Unicamp. Ele diz que a beleza da Universidade se mostra aos olhos daqueles que veem até o campus nos finais de semana, sem a correria do dia-a-dia e o excesso de carros.
A caminhada é uma forma de agregar toda a comunidade e precisa ser sempre incentivado. Muitas pessoas não têm noção da própria beleza do campus e do que ele oferece. É um privilégio ter instalações com esta aqui. O contato com a natureza favorece a prática de atividade física”, disse Bueno.
Cada inscrito trouxe um quilo de alimento, roupas e brinquedos que foram doados para a instituição Lar da Criança Feliz, de Campinas. As crianças participaram de uma pequena caminhada, pintura facial, jogaram queimada e outras brincadeiras. Para Bruno Mascagni, um dos coordenadores da AAAAL, a IV Caminhada da Saúde atingiu os objetivos.
“A organização procurou corrigir alguns aspectos que não foram positivos no ano passado. Todos gostaram do trajeto que mudou um pouco este ano e deu para forçar um pouco mais a caminhada. Conseguimos arrecadar bastante alimentos, roupas, cobertores e brinquedos para as crianças. Vamos passar este know how para a próxima gestão da Atlética, que acompanhou todo o processo deste ano bem de perto”, disse Mascagni.
A VI Caminhada da Saúde teve o apoio da diretoria da FCM, Hospital de Clínicas (HC), Gastrocentro, Hemocentro, Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti”, Spa Kalmma, Hortifruti OBA, Daisho Japonese Food, Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, Academia Tribo dos Corpos e Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS).
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp
Fotos: AAAAL-FCM/Unicamp