Caminhada da Saúde arrecada alimentos para Lar da Criança Feliz

A Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) arrecadou aproximadamente 200 quilos de alimentos não perecíveis durante a 5ª Caminhada da Saúde ocorrida no sábado (18) pela manhã na Unicamp. Os alimentos foram doados para o abrigo institucional Lar da Criança Feliz, de Campinas. A caminhada reuniu alunos, funcionários, professores da Unicamp e pessoas da região de Campinas. O presidente da AAAL, João Antonio Nadal, o Jota, ficou satisfeito com o resultado e disse que o evento tem uma ação social muito importante. “Estou muito feliz com a participação de todos e com o apoio que recebemos da comunidade. Ano que vem tem mais”, disse Jota.

O dia ensolarado colaborou com a atividade. O mais novo atleta, Raul, tinha nove meses e foi trazido por seus pais José Claúdio Vahl e Carmen Freitas, que trabalha na Diretoria Geral de Recursos Humanos da Unicamp. É a segunda vez que o casal participa da Caminhada da Saúde e pediram que no próximo ano ela v

olte a acontecer no domingo, “que tem mais cara de caminhada”. Para o pediatra e diretor-associado da FCM no período de 2006 a 2010, Gil Guerra Júnior, o domingo talvez veja mais interessante por ser um dia em que ninguém trabalha. Entretando, disse, a Caminhada da Saúde é uma atividade consolidada que, independente do dia, sempre atrairá um bom público. “Independente do número de pessoas, é um projeto interessante aberto à comunidade e um incentivo para as pessoas caminharem”, disse Guerra Jr.

Jean Khater, de 85 anos, era um dos mais animados da turma. Ele foi o primeiro a sair e a chegar ao final dos cinco quilômetros de percurso pela Unicamp. O comerciante aposentado que vendia temperos para feijoada no Mercado Municipal de Campinas, o Mercadão, disse que a caminhada foi tranquila. “Faço academia, ginástica e alongamento. Há 25 anos canto em coral. Não bebo e não fumo. Dou de oito a dez voltas em torno do Centro de Convivência. Ano que vem estarei de volta”, disse Khater, um dos diretores do hospital Irmãos Penteado, de Campinas.

Ester Lopes Dias e Silvia Martorano, ambas do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC) da Unicamp adoram caminhar e elogiaram a organização e o projeto coordenados pelos alunos. Elas disseram que a Caminhada da Saúde é uma ótima oportunidade para as pessoas que estão precisando de um incentivo para iniciar uma atividade física. Alice Cristina Koepp dos Santos precisa perder peso e tem no marido Edilson Calastro um grande incentivador. Edilson e mais 11 amigos fundaram o grupo “Atletas em Senna” e participam de caminhadas, corridas e atividades físicas em Campinas.

O nome do grupo é em homenagem ao piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna. “Eu estava procurando uma informação sobre concurso para minha irmã no site da Unicamp e me deparei com a inscrição da Caminhada da Saúde. Viemos participar”, comentou Calastro que trouxe a sobrinha e a irmã. Jamile Lorrani Pirolla joga vôlei, faz natação e dança no colégio adventista de Paulinia. Já Márcia Calastro Pirolla, irmã de Edilson, caminha, corre e pedala com freqüência. “Quero participar da São Silvestres este ano e estou me preparando fisicamente. Caminhar melhora muito a qualidade de vida”, esclareceu Márcia, que mora no bairro Guará, em Barão Geraldo, Campinas.

A 5ª Caminhada da Saúde contou com o apoio da Diretoria e Assessoria de Relações Públicas da FCM; superintendência do Hospital de Clínicas, Gastrocentro, Hemocentro, Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism), Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

    

   

     

 

 Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP