Médicos infectologistas do interior do Estado de São Paulo reuniram-se nesta sexta-feira (21), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, para participar de um encontro conhecido como Caipirão 2013. O encontro é promovido pela Sociedade Paulista de Infectologia. Durante o Caipirão, especialistas debateram e assistiram diversas palestras na área de resistência bacteriana, diagnóstico e tratamento de infecções fúngicas, hepatites virais, infecções comunitárias e HIV.
Alguns dos temas abordados foram: perspectivas futuras para o desenvolvimento de vacinas contra a dengue, proferida pelo médico Benedito Antonio Lopes Fonseca, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP-USP); as perspectivas da cura da AIDS, proferida pela médica Maria Célia Cervi, também da FMRP-USP; desafios no tratamento da hepatite B, proferida pela médica Maria Helena P. Pavan, da FCM da Unicamp e manjo das infecções associadas a biofilmes, proferia por Mauro José C. Salles, médico da Santa Casa de São Paulo e presidentes da Sociedade Paulista de Infectologia.
“Os primeiros encontros aconteceram no início da década de 1990, sempre no interior do Estado de São Paulo. Esses encontros são proveitosos para a atualização de conhecimentos, troca de informações, divulgação de novas pesquisas e também para rever amigos de outras Universidades”, comentou a chefe da disciplina de infectologia da FCM da Unicamp, Maria Luiza Moretti.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp