A edição de outubro do Boletim da FCM destaca o 10º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria que se reúne de 21 a 23 de deste mês na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Com 750 inscritos, o evento será transmitido do auditório-5 da faculdade por videoconferência para todo o Brasil. Para assistir, basta acessar o endereço eletrônico www.forumcasbp.com.br.
Por isso, a edição deste mês é especial!
Colaboram com artigos professores e pesquisadores do Departamento de Pediatria da FCM e do Centro de Investigação em Pediatria (Ciped). O pediatra José Martins Filho escreve sobre as transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e na juventude. As médicas e professoras Maria de Lurdes Zanolli e Maria Ângela R. G. Monteiro Antonio falam sobre o cuidado da criança e do adolescente. Maria Marluce dos S. Vilela escreve sobre os novos paradigmas da pediatria e aponta estudo sobre a falta de pediatras no país.
A medicalização da vida de crianças e adolescentes é algo que preocupa pais, educadores e a classe médica. Maria Aparecida Affonso Moysés aborda o TDAH, a dislexia, o TOD e outros supostos transtornos. “Redução da mortalidade infantil no Brasil. Em que a assistência perinatal pode contribuir?”, é o tema da matéria da médica pediatra Izilda Rodrigues Machado Rosa. “Enfermaria de pediatria no hospital universitário: um ambiente para o novo pediatra geral” é o assunto abordado pela professora Elizete Aparecida Lomazi; e Emílio Carlos Elias Baracat fala sobre a urgência e emergência pediátrica no Departamento de Pediatria da FCM.
Para ler a edição completa do Boletim da FCM acesse:
http://www.fcm.unicamp.br/boletim/boletim_fcm_outubro_2011/index.html
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP