A edição de setembro do Boletim da FCM traz as seis pesquisas premiadas na sexta edição da Semana de Pesquisa da FCM, ocorrida no mês de maio. No total, 147 trabalhos foram inscritos e apresentados. Segundo Fernando Cendes, coordenador da Câmara de Pesquisa da FCM, os trabalhos apresentados foram muito bons e distintos entre si. Para não se criar um viés na avaliação, aumentou-se de cinco para seis os trabalhos premiados e foram dados pesos diferentes para áreas de atuação. Além disso, houve três fases de avaliação. A primeira foi feita por avaliadores independentes; a segunda por membros da Câmara de Pesquisa e a terceira durante a apresentação do trabalho.
“Esta foi a forma mais equilibrada que encontramos para avaliar os trabalhos. Normalmente, cada grupo apresenta seus trabalhos em congressos específicos. Aqui, eles podem interagir e saber o que os outros estão fazendo. Além do prêmio para o primeiro autor de cada trabalho, os vencedores recebem um certificado que vale para o currículo acadêmico”, disse Cendes.
A pesquisa “S-nitrosação de proteínas envolvidas nas vias de sinalização da insulina e leptina em hipotálamo de roedores obesos: um novo mecanismo na gênese da obesidade”, de Carlos Kiyoshi Katashima. Ele recebeu como prêmio uma ajuda de custo no valor de um mil reais para participação em congressos nacional ou internacional.
O objetivo do estudo é avaliar o papel da iNOS na indução da S-nitrosação das proteínas que compõem a cascata de sinalização da insulina (IR, IRS-1 e Akt) e leptina (STAT3) no hipotálamo de modelo experimental de obesidade, estabelecendo a relação entre este fenômeno com o desenvolvimento da resistência à insulina e leptina no controle da ingestão alimentar.
O segundo e terceiro lugares ficaram para as pesquisas “Polimorfismos CYP1A1 A4889G e T6235C no risco e agressividade do câncer de mama”, de Camila Borges Oliveira e “Aplicabilidade da CIF na avaliação fonoaudiológica no atendimento ambulatorial de neurologia vascular”, de Graziella Batista Dallaqua. Cada pesquisadora recebe um prêmio de 500 reais para utilização em congressos.
De acordo com Camila, o objetivo da pesquisa é verificar se os polimorfismos CYP1A1
A4889G e T6235C alteram o risco de ocorrência do câncer de mama e suas características clínicas e biológicas. Na pesquisa de Graziella, o objetivo é verificar a aplicabilidade da CIF na avaliação fonoaudiológica ambulatorial pós-acidente vascular cerebral (AVC) e correlacionar 15 domínios da CIF com a linguagem e deglutição.
Outros três trabalhos receberam menção honrosa pela participação da VI Semana de Pesquisa: “EEG-fMRI respostas hemodinâmicas dos pacientes com epilepsia do lobo não lesional temporal mesial (ELTM)”, de Ana Carolina Coan; “Adaptação dos questionários de 'índice de sintomas da cistite intersticial e índice de problema’ e ‘dor pélvica e urgência / frequência (PUF) escala de sintomas do paciente’ para a cultura brasileira”, de Marcella Lima Victa Fernandes e “Custo efetividade de um acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes HIV positivos para melhorar a resposta imune”, de Renata Cavalcanti Carnevale.
Os artigos foram mantidos na forma original de texto – em português e inglês – e de acordo com as normas de referência e citação adotadas pela Câmara de Pesquisa para a submissão dos resumos à publicação no livreto com todas as pesquisas inscritas na VI Semana de Pesquisa.