A edição de fevereiro do Boletim da FCM já está on-line.
O destaque é a convite feito à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp para indicar novamente concorrentes ao Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia.
O tema do mês traz a tese de doutorado “Implantação, padronização e monitorização de antigenemia para HHV-6 e HHV-7 em pacientes submetidos ao transplante de fígado”. A sessão “Diretrizes e condutas” aborda os aspectos atuais da terapêutica neo-adjuvante no carcinoma epidermoide do esôfago.
Em “Bioética e sociedade”, a criação de biobanco e biorrepositório é uma questão delicada que envolve pesquisas com seres humanos. O assunto é abordado pelo coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da FCM, o médico Carlos Steiner.
A FCM dispõe de um atendimento psicológico e psiquiátrico para alunos e residentes da faculdade. A história é contada em artigo assinado pela equipe que compõe o Grapeme.
A origem da publicação dos textos médicos surgiu na Renascença e até o século XVIII eram escritos em latim. Quem relata este fato é o professor Everardo Duarte Nunes no artigo sobre a breve história das publicações médicas britânicas.
O AME de São João da Boa Vista passa a ser administrado pela FCM da Unicamp, assim como os AMES de Santa Bárbara d´Oeste, Piracicaba, Limeira, Rio Claro e Mogi Guaçu. De acordo com o diretor-executivo do AME de São João da Boa Vista, Ademar Yamanaka,hoje são feitas 1.100 consultas médicas e 300 não médicas por mês, com projeção de atingir 3.300 e 1.000, respectivamente, até fins de 2012.
Caso não consiga visualizar, acesse http://www.fcm.unicamp.br/boletim/2012/fevereiro_2012/index.html#/1/