Os fotógrafos Eduardo Arantes Nogueira e Gustavo Silveira Carvalho expõem de 4 a 27 de julho, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, retratos de aves da cidade universitária “Zeferino Vaz” e do distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP. A quantidade de pássaros que circundam à Universidade surpreende quem visita a exposição.
Eduardo Arantes Nogueira é professor adjunto aposentado da disciplina de cardiologia do Departamento de Clínica Médica da FCM da Unicamp. Começou a fotografar aos sete anos de idade, quando ganhou uma câmara Kapsa, feita em São Paulo. “Era uma verdadeira câmara, como o nome indica. Um caixotinho preto que tirava belas fotos”, disse.
Durante toda vida profissional, tentou aprofundar-se na fotografia, mas não tinha tempo e meios. Frequentou as câmaras escuras dos hospitais, na tentativa de realizar a segunda parte da fotografia analógica, que é o pós-processamento. Há quatro anos, trabalha com fotografia analógica em preto & branco sob orientação do professor Fábio Fantazzini.
Autodidata, tira fotografia digital colorida de pássaros há seis anos. A disponibilidade de teleobjetivas foi um passo para a fotografia de aves. Tornou-se membro do Grupo de Observadores de Pássaros de Campinas.
“Conheço os passarinhos pelo nome desde criança. Antigamente, os detalhes dos pássaros eram captados depois da ave morta. A fotografia permite que a natureza seja descrita sem interferência”, disse Eduardo.
Gustavo Silveira Carvalho é especialista em TI da empresa Totvs Paulistana. Estuda fotografia na Faculdade de Fotografia da Universidade Paulista (UNIP) de Campinas. Trabalha com fotos digitais coloridas de pássaros. Também trabalha com fotografias em preto & branco analógicas. Fotografa por hobby há dez anos. Gosta de fotografar também paisagens, pessoas, arquitetura e em preto e branco.
“As aves estão sempre escondidas ou saem voando quando chegamos perto. Precisa ser um clique bem rápido”, explicou Gustavo.
Para quem deseja começar a fotografar, segundo Gustavo, é preciso ter uma câmera e investir em equipamentos específicos para o tipo de foto que vai fazer. No caso de aves, precisa de lentes objetivas para tirar foto mais de perto. Entretanto, alerta, o investimento é caro.
“Aqui no Brasil, por causa do imposto, é bem mais caro do que comprar lá fora”, disse.
O Espaço das Artes fica no saguão do prédio-sede da FCM, à rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Unicamp, Campinas, SP. O acesso principal é pelo portão da rua Albert Sabin. O horário da exposição é das 8h30 às 17h30, inclusive finais de semana. Entrada gratuita.
Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp