Área da Saúde homenageia secretários

Os secretários da área da Saúde da Unicamp foram homenageados na manhã desta segunda-feira (26) no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O evento foi organizado pelas sessões de relações públicas e comunicação da FCM, Hospital de Clínicas (HC) e Hospital de Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti. Jamiro da Silva Wanderley, professor da disciplina de Medicina Interna do Departamento de Clínica Médica da FCM fez a palestra-performance “Adaptações às mudanças” com humor e mágica. Suely Marques Lopes fez a apresentação teatral “O chapéu violeta”, ao som da música “I will survive”. Um desfile de modas com 20 secretárias da área da saúde e o sorteio de brindes seguido de um coquetel encerraram as atividades.

A diretora-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, disse se sentir feliz pelo fato da faculdade ser anfitriã desse evento. Segundo Rosa Inês, não tem como a área da saúde trabalhar em setores individualizados; e se ela tem reconhecimento e prestígio perante a população e órgãos avaliatórios, isto se deve a participação de todos. “Se não conseguimos melhorar do ponto de vista financeiro por questões da conjuntura econômica, que pelo menos façamos de nosso local de convivência um ambiente cada vez melhor”, disse Rosa Inês.

O coordenador-geral da Unicamp, Edgar Salvadori De Decca disse que desde a sua criação – a Universidade completa 45 anos no próximo mês – a Unicamp contou com profissionais qualificados em todas as áreas, principalmente a de saúde. Hoje, o padrão de internacionalização da Unicamp é acima da média do País e ela conta com projetos inovadores. “Isto não seria possível se vocês não vestissem a camisa da Unicamp. Muitos, de forma anônima, cumprem um papel decisivo para o cumprimento da ciência, pesquisa, ensino e extensão”, disse De Decca.

Manoel Barros Bertolo, Superintendente do HC; João Batista de Miranda, coordenador de administração do HC e Oswaldo da Rocha Grassiotto, diretor executivo do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism) também homenagearam os secretários da área da Saúde. Bertolo e Miranda ressaltaram que a qualificação dos secretários é incentivada dentro da administração do HC. Grassioto disse que dentro do Caism os secretários também têm apoio na formação e atualização profissional.

Patrícia Maria Morato Lopes, coordenadora da DGRH da Unicamp, confessou que não é ninguém sem suas secretárias. Elas sabem mais de suas necessidades do que ela própria. Para Patrícia, dedicação, fidelidade, sigilo e discrição são atributos de um bom secretário e os da área da saúde têm um algo a mais, uma vez que atendem desde quem chega procurando atendimento até a pessoa mais importante da Universidade. “Vocês cuidam de gente, e cuidar de gente é um papel nobre. Às vezes é difícil, mas se apossem dessa nobreza e sejam orgulhosos do papel de vocês”, disse Patrícia.

A coordenadora do DGRH aproveitou a oportunidade para homenagear a primeira secretária geral da Unicamp, Arlinda Rocha Camargo, pelo importante papel na história da Unicamp. A homenagem aos secretários da área da saúde contou com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp, representado no evento por Edison Cardoso Lins.

 

Sobre o Dia da Secretária

Durante a segunda fase da Revolução Industrial (fase esta iniciada em 1860), Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha - Lilian Sholes - testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público. Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa.

Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o "Dia das Secretárias". Com o surgimento das associações da classe de secretárias do Brasil, apareceram os movimentos para o reconhecimento da profissão. Das atividades das associações, uma das conseqüências foi a divulgação e popularização do dia 30 de setembro como sendo o "Dia da Secretária".

Em alguns Estados brasileiros o dia foi oficialmente reconhecido. Em São Paulo, por exemplo, a lei nº 1.421, de 26/10/1977, reconhece e oficializa 30 de setembro como o "Dia da Secretária". Há também o "Dia Internacional da Secretária", que é comemorado na última 4ª feira do mês de abril.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP
Fotos: Mário Moreira - CADCC-FCM/UNICAMP