Calouros da FCM têm aula magna com Luiz Barco e participam do Integra Saúde

“Hoje, a sociedade maluca, escolariza tudo. O país precisa de Universidades que forme gente, cidadãos. Por traz de toda patologia há o desamor. Saúde é alegria de vida, é ecologia. Se você tiver felicidade, pouco importa se você for médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, farmacêutico ou jardineiro. Você será útil e abençoado”, disse o matemático da USP, Luiz Barco, para os pais e calouros que estiveram na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp na tarde de quinta-feira (26) para a confirmação de matrícula dos cursos de medicina, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia.


Barco disse que pretende “colar” nos alunos de 2009 e desenvolver com eles um projeto extramuros. A primeira tarefa dada por ele aos alunos é identificar, ao retornarem aos seus lares no próximo feriado, crianças e velhos em situação de risco. “Vou juntar a pediatria e a gerontologia para atender essas duas classes fragilizadas da sociedade. Se quisermos mudar o mundo, deveremos mudar primeiro o homem”, comentou o matemático que não mais se considera um professor, mas sim um educador.


Após a palestra, os pais e alunos se dirigiram ao jardim do auditório da FCM, da enfermagem e do Cepre para plantar, simbolicamente, uma árvore para cada curso. “Se conseguirmos cuidar de uma árvore, conseguiremos cuidar das pessoas”, explicou Barco durante o evento que já é uma tradição na FCM.


O diretor da FCM, José Antonio Rocha Gontijo, lembrou aos calouros que ingressar num curso da FCM exige responsabilidade, dedicação e senso de ética e que os alunos devem aproveitar para participar da vida acadêmica. “Para se formar um médico, é preciso 10 mil horas, e a ética é um tema que vai percorrer do primeiro ao último ano do curso”, disse Gontijo.


Participaram da abertura da aula magna os coordenadores de ensino e graduação em medicina, Angélica Maria Bicudo Zeferino; em enfermagem, José Luiz Tatagiba Lamas; em fonoaudiologia, Maria Francisca Collela dos Santos e o coordenador-associado do curso de farmácia pelo Instituto de Química (IQ), Carlos Roque Duarte Correia.


 


Integra Saúde – Uma das novidades da recepção dos calouros de 2009 é o Integra Saúde, evento que substitui a antiga Feira de Saúde. Na manhã desta sexta-feira (27), vários ônibus saíram do estacionamento da Biblioteca Central levando os alunos novos dos cursos de medicina, enfermagem, fonoaudiologia, farmácia e educação física para os Centros de Saúde de Campinas. Lá, sob a supervisão dos veteranos, os calouros participarão de atividades de integração entre os cursos e conhecerão a importância, as funções e as possíveis potencialidades das profissões de saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).