Medicina da Unicamp visita Harvard, MIT e Weill Cornell

Wilson Nadruz Junior, coordenador do curso de graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp; Li Li Min, coordenador associado do curso de graduação em Medicina; Maurício Etchebehere, coordenador do Internato Médico e Silvia Maria Riceto Ronchim Passeri, assessora pedagógica do curso de Medicina estiveram, no início de maio, em Boston (EUA) visitando a Harvard Medical School, a School of Engineering and Applied Sciences e o Massachusetts Institute of Technology MIT). Eles também estiveram em Nova Iorque visitando a Weill Cornell Medical College. As visitas fazem parte de um projeto contemplado pelo edital da Funcamp/Unicamp/Santander para visitas a cursos de graduação de excelência internacional.

Em Boston, na Harvard University, a comitiva da FCM visitou o Mazur Group e foram recebidos por Eric Mazur e Laura Tucker. Lá, eles conheceram estratégias de ensino e avaliação do estudante. Os visitantes acompanharam a aplicação de uma prova aos alunos do curso de graduação. A comitiva conheceu também as instalações da Harvard Medical School, acompanhada pela diretora de assuntos docentes Maureen T. Connelly. Em seguida, reuniram-se com o diretor de Educação Médica Jules L. Dienstag, que apresentou a estrutura curricular do curso de Medicina e as particularidades da sua administração.

No MIT, a visita ocorreu no Professional Education. Clara Piloto apresentou os cursos e currículos desenvolvidos, bem como possibilidade de intercâmbio através do Educational Network Lean Advancement Iniciative (EdNet-LAI), no qual a FCM é membro. Depois, foi feita a visita ao campus e laboratórios.

Em Nova Iorque, os professores da FCM da Unicamp foram recebidos na Weill Cornell Medical College pelo professor Thomas Maack, que apresentou a estrutura curricular do curso de Medicina e acompanhou a comitiva na visita ao laboratório de desenvolvimento de habilidades clínicas e ao laboratório de anatomia.

“Durante as visitas, pudemos conhecer as características da gestão acadêmica, estrutura curricular de ensino relacionada às disciplinas básicas dos cursos e ao Internato Médico e observar a estrutura física dos laboratórios de ensino. Também trouxemos informações sobre a dinâmica de composição dos estágios, a autonomia dos estudantes diante do atendimento médico e a integração das especialidades médicas”, disse Silvia Passeri.

Outro ponto destacado pela assessora pedagógica do curso de Medicina da FCM da Unicamp foi conhecer o sistema de avaliação de desempenho do estudante de Medicina das Universidades norte-americanas visitadas e identificar instrumentos e características que podem ser aplicadas no curso de Medicina da Unicamp, desde o ensino básico até o Internato Médico. “Assim, podemos aprimorar as avaliações já implantadas no curso médico da Unicamp”, disse.

O relatório final da visita, assim como as referências obtidas, serão apresentados na reunião da Comissão de Ensino de Graduação nesta terça-feira (14), às 14 horas, no anfiteatro da Comissão de Graduação de Medicina.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp

Fotos: Divulgação.