Foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 9 de setembro, uma “Oficina de Apoio Matricial” voltada para equipes de saúde da Atenção Básica, Centro de Apoio Psicossocial (Caps) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), entre médicos, enfermeiros e dentistas das unidades. O matriciamento, ou apoio matricial, é um modelo de atendimento em que profissionais de várias áreas médicas realizam o tratamento de pacientes em conjunto, dialogando entre si sobre as melhores abordagens.
Sediado no auditório do Hospital Estadual de Sumaré (Hes), o encontro foi organizado pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e o palestrante convidado foi o médico e professor da UNICAMP Gustavo Tenório Cunha. Cerca de 40 profissionais da Rede Municipal de Saúde participaram do encontro.
“Há cada vez mais especialidades médicas, todas necessárias para o atendimento do paciente. Porém, o matriciamento em um sistema de saúde chega para promover a troca de conhecimento e trabalho solidário entre esses profissionais que integram a Rede, para que o atendimento de quem procura a Unidade não seja isolado, mas integrado. Por isso, é necessário que os profissionais da Atenção Básica e os do atendimento especializado se comuniquem, troque experiências e informações, para que este atendimento seja global e não fragmentado”, comentou Gustavo.