UPA 2016: Medicina, Fono, Odonto, Enfermagem e pokemons

Enviado por Edimilson Montalti em Fri, 09/09/2016 - 10:20

Chegar à Unicamp é um sonho para muitos alunos e isso começa cedo na Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A programação do dia é extensa. Vale visitar o Centro de Memória para saber como tudo começou, fazer uma foto ao lado da mascote Tiba, participar de atividades de simulação de emergência ou Libras, conhecer mais sobre os cursos – Medicina, Fonoaudiologia, Odontologia ou Enfermagem com os alunos das Ligas Acadêmicas – ou caçar pokemóns. A UPA é isso: mostrar a Universidade de uma forma diferente. (Veja a programação).

Os alunos do colégio Cecafe, de Santa Fé do Sul, SP, viajaram 600 quilômetros para chegar à Unicamp. A viagem começou ontem, às 11 horas da noite. Por volta das 7 horas da manhã desse sábado (10), já estavam circulando pela Universidade. Nem bem os portões da FCM se abriram e um grupo de alunos interessados em fazer Medicina iniciou o tour pela faculdade.

“Essa é a primeira vez que visitamos a UPA. A maioria de nós pensa em fazer medicina no futuro. Vamos visitar a Química, a Enfermagem e o que mais esteja relacionado com a área de saúde”, revelou Vitor Hugo Brasil de Souza. “O que me atrai na Medicina é poder salvar vidas e aprender mais sobre o corpo humano”, disse Gabriel Lima.

Luis Fernando Gomes Carneiro veio de São Paulo com o pai, Eder Francisco Carneiro em busca de mais informações sobre o curso de Medicina. Ele irá prestar o vestibular esse ano. “Quero ter certeza se o curso é realmente para mim. A genética é uma área que me chama bastante a atenção”, disse Luis. Para Eder Francisco Carneiro, se o filho passar em Medicina, será muito bem-vindo, pois a filha mais velha faz arquitetura na Unicamp e mora em Campinas. “A Medicina é uma carreira promissora. A preocupação é saber se isso vai ser legal para ele”, revelou o pai.

As primeiranistas do Colégio Horizonte, de Socorro, afirmaram que todas tem interesse em fazer Medicina. O sonho é “pegar” num órgão, revelaram. Elas acreditam que não seja fácil passar no vestibular da Unicamp, e UPA pode ajudar a tirar dúvidas. “Todas as pessoas aqui são extremamente simpáticas e dispostas a ajudar. Estamos encantadas”, disseram ao mesmo tempo. Já Isabelle Sena, de Piracicaba, está em dúvida se fará Fonoaudiologia ou Nutrição. “Fiz a inscrição para os dois cursos. Acho que a UPA poderá me ajudar na decisão futura”, comentou.

Veja mais fotos na página do Facebook da FCM.

Leia também:

UPA 2016: Samba-rock e flash mob