Um dia de médico: jovem com leucemia realiza sonho na FCM
Oziel de Oliveira Costa Júnior tinha um sonho. Ele desejava um computador para estudar medicina. “Isso me motiva todos os dias a levantar, arrumar algumas coisas e ir estudar, não apenas para cumprir com minhas obrigações, mas como uma maneira de realizar meu maior sonho, que é ver uma transformação radical positiva na nossa sociedade e em todo o mundo”, escreveu o jovem de 18 anos numa carta endereçada a instituição Make A Wish, que realiza sonhos de crianças e jovens com doenças graves em todo o Brasil. Oziel tem leucemia.
O presente chegou, por meio de empresas parceiras, mas o que o Oziel não esperava era passar algumas horas no Laboratório de Habilidades da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Oziel participou de uma atividade de simulação de atendimento de emergência com manequim de alta fidelidade. Ele foi o médico que atendeu um paciente com febre, tosse e falta de ar.
“Pela história de vida dele, apostei que ele teria conhecimento sobre o tema e conseguiria propor hipóteses diagnósticas e um tratamento coerente. E foi o que aconteceu. Ele conseguiu lidar com a situação de forma surpreendente. Além disso, demonstrou bastante motivação e persistência. Por isso, acredito que ele tem potencial para ser médico”, disse o médico Marcelo Schweller, responsável pela disciplina de Medicina de Emergência da FCM.
“Amei ter conhecido pessoas que estão dispostas a dar de si mesmas, do seu tempo para contribuir com causas que possuem o poder de transformar. Isso me inspirou para seguir em frente e lutar pelo que almejo ser: médico”, revelou Oziel.