Time de basquete da FCM reúne gerações de atletas e promove encontro em Campinas

Enviado por Edimilson Montalti em Thu, 05/10/2017 - 16:07

Há aproximadamente dois anos, um grupo de ex-alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, praticantes de basquetebol, se organizou para fazer uns "rachões" com os novos alunos da faculdade. O grupo foi liderado pelo radiologista Heitor Okanobo, da turma 37, que há alguns anos reside e trabalha nos Estados Unidos.

“Quando eu vinha para Campinas, aproveitava para jogar com os colegas. Isso acabou gerando um grupo com quase 30 participantes. Queremos motivar a nova geração de alunos à prática do esporte, especialmente o basquete”, disse Okanobo.

De acordo com o médico e chefe da disciplina do trauma da FCM, Gustavo Pereira Fraga, no mês passado, foi realizado em Barretos, a XI Intermed. A Medicina da Unicamp não participou, pelo terceiro ano consecutivo. Isso fez com que alguns ex-alunos, incluindo docentes, se mobilizassem para discutirem com os atuais atletas algumas ações para estimularem a prática de esportes e integração na FCM.

No dia 14 de setembro foi realizado, na FCM, uma primeira reunião para saber como os egressos poderiam ajudar o time atual de basquete masculino da faculdade, que conta atualmente com apenas dez atletas.

Algumas decisões foram tomadas nessa reunião: melhorar a estrutura de quadras para os treinos, adquirir novas bolas, inscrever o time para disputar o Novo Desporto Universitário (NDU) – campeonato que tem jogos nos finais de semana em São Caetano do Sul – e convidar mais veteranos para ajudar no custeio dessas ações e promover encontros periódicos com "rachões", seguidos de confraternização.

“O grupo cresceu rapidamente. Agora temos 85 pessoas, das turmas 11 a 54. Estamos buscando basqueteiros das dez primeiras turmas e da turma 55, atual primeiro ano”, revelou Fraga, que foi aluno da 25ª turma de Medicina e jogava no time de basquete da FCM.

O grupo realizou o primeiro encontro nesse domingo (1), para jogar no Ginásio da Ponte Preta, no Jardim das Paineiras. No final, todos se reuniram para uma foto, onde combinaram o lema "o projeto é novo, mas a história é antiga".

O jogo contou com a presença de 25 atletas, dentre eles o atual diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, aluno da 14ª turma de Medicina; os professores Francisco H. Aoki, da 12ª turma; Nestor Paraguai, da 13ª turma; Paulo Porto, da 23ª turma e Gustavo Pereira Fraga, da 25ª turma, além de vários ex-residentes e os alunos do atual time de basquete.

Roberto R. Paes, professor da Faculdade de Educação Física (FEF) e treinador da equipe de basquete campeã da Intermed em 1981, compareceu para prestigiar o encontro. Na sequência, houve uma confraternização numa república em Barão Geraldo, organizada por alunos da turma 53.

No dia 28 de outubro, a Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL) organiza o Jubileu – jogos de diferentes esportes – entre os atuais alunos, residentes e ex-alunos.

“O esporte é um importante instrumento para fazerem grandes amizades, trabalharem em equipe e interagirem com as diferentes gerações. Os veteranos do basquete da Medicina já estão se organizando para participarem com representantes de diversas turmas desse encontro”, comentou Ivan Toro.