Tecnologia Point of Care é tema de curso na FCM

Enviado por Camila Delmondes em Tue, 02/06/2015 - 09:34

No último fim de semana (30 e 31 de maio), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp promoveu curso de Ultrassonografia Point of Care. A moderna técnica de assistência ao paciente auxilia a tomada de decisão do médico em relação à melhor conduta de tratamento. A avaliação diagnóstica é realizada à beira do leito, de forma rápida e sistemática.

O professor Thiago Martins Santos, da Unidade de Terapia Intensiva da Disciplina de Emergências Clínicas da FCM explica que no Point of Care os exames são feitos a partir de problemas clínicos, tais quais, a insuficiência respiratória e o choque. Nessas situações, de acordo com o especialista, os médicos respondem a perguntas bem definidas, como por exemplo, “qual a causa da falta de ar do paciente”. A partir disso, é realizada a ultrassonografia de estruturas como coração e pulmões com o objetivo de reconhecer padrões de imagens que auxiliem na condição do caso.

“Não objetivamos a realização de exames complexos, nem a confecção de laudos, entretanto, os achados devem ser facilmente interpretáveis, sendo essencial a boa qualidade técnica do examinador”, comenta Thiago.

De acordo com Thiago, a Ultrassonografia Point of Care também é útil na realização de procedimentos invasivos, como punção de acessos vasculares profundos ou derrames pleurais. “O exame orienta qual o local anatômico mais adequado para a realização do procedimento, evitando complicações, aumentando a taxa de sucesso e diminuindo o tempo de procedimento”, explica.

Saiba mais

O curso de Ultrassonografia Point of Care é realizado na FCM por intermédio da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) e tem como objetivo orientar o aprendizado a partir de problemas clínicos e diagnósticos realizados a partir de um conjunto de sinais e sintomas (Diagnóstico Sindrômico) e reconhecimento de padrões ultrassonográficos de estruturas como coração e pulmões. Na capacitação, o aluno aprende a fazer o diagnóstico da insuficiência respiratória aguda, bem como diferenciar os estados de choque e a insuficiência renal de forma imediata e assertiva. Mais informações, acesse: http://www.extecamp.unicamp.br/